imagem: céu em tons laranja com o nascer do sol entre nuvens

Balcão Virtual:

Experiência do usuário

Implantação no TJDFT

MicrosoftTeams-image (18).png

O Aurora elaborou o case da experiência da implantação do Balcão Virtual no TJDFT.

Sem tempo pra textão? Clique na imagem ao lado!

Em fevereiro de 2021, o Conselho Nacional de Justiça - CNJ publicou a Resolução nº 372, que criou a plataforma de videoconferência denominada “Balcão Virtual”, a ser disponibilizada no sítio eletrônico de todos os tribunais, à exceção do Supremo Tribunal Federal. O normativo determina que seja concedido, por meio da tecnologia, imediato contato com o setor de atendimento de cada unidade judiciária, popularmente denominado “balcão”, durante o horário de atendimento ao público.

 

Para solucionar esse desafio, o TJDFT reuniu diversas unidades vinculadas tanto à Presidência quanto à Corregedoria da Justiça para elaborar a estratégia de implementação do serviço no prazo de 30 dias, conforme a Resolução. Foram constituídas três frentes de trabalho:

  • ​Desenvolvimento da ferramenta;

  • Design do site e experiência do usuário;

  • Levantamento de dados relativos à infraestrutura das unidades.

​Além de atuar junto às unidades responsáveis pelo design do site e experiência do usuário, o Aurora trabalhou para promover o alinhamento das unidades envolvidas na instalação do Balcão Virtual, tendo como principal tarefa facilitar a comunicação entre os participantes.

O Aurora também auxiliou a Coordenadoria-Geral de Tecnologia da Informação - CGTI no preparo e realização das sessões de testes do uso da ferramenta com Varas piloto, além de trabalhar com a Assessoria de Comunicação Social – ACS na definição do conteúdo e coordenação das matérias publicadas sobre o Balcão Virtual, tanto para o público interno quanto para o público externo do órgão.

Para o aperfeiçoamento da experiência dos servidores e da sociedade, o Laboratório elaborou o design do Manual do Balcão Virtual, a partir de informações técnicas disponibilizadas pela CGTI; o Manual de Instalação do Fundo Institucional, utilizado na padronização das salas virtuais; o Manual de Acesso ao Balcão Virtual para o público externo; vídeo que explica como acessar o serviço a partir de dispositivos móveis; e o cartão digital que dá acesso a todos esses recursos. Para ter acesso ao cartão digital, clique na imagem ao lado!

Todos os materiais produzidos pelo Aurora procuraram adotar linguagem simples, dinamismo da narrativa e amplo cuidado acerca dos elementos visuais escolhidos, para proporcionar a compreensão fácil e rápida pelos seus usuários.

MicrosoftTeams-image (20).png

 

Além disso, concebeu o fundo de tela institucional a ser adotado por todos os atendentes do Tribunal, a fim de padronizar e profissionalizar o atendimento, além de evitar exposição do ambiente pessoal de seus servidores. O material foi elaborado pela Assessoria de Comunicação da Casa.

O Aurora também contribuiu na criação, dentro do Microsoft Teams, de um canal colaborativo de troca de experiências, dificuldades e dúvidas sobre o uso da ferramenta, com auxílio da equipe de TI ao longo de todo o horário de expediente.

Na fase posterior à instalação do Balcão Virtual, o Laboratório permanece atuante nas discussões acerca de possíveis evoluções do serviço, com base no feedback colhido das unidades judiciárias, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento do atendimento ao público, conforme propósito do primeiro ciclo do Programa Cartório 4.0.

Leia a matéria publicada pela Assessoria de Comunicação Social - ACS no sítio eletrônico do TJDFT.

54d4a915-7aea-44c2-9b6f-1b7d0f86a8d6.jpe