top of page

FONÁGIL

A convite do presidente do FONAJE, Dr. Johnny Clemes, o Laboratório Aurora, junto com outros quatro Laboratórios de Inovação (Gênesis/TJRO, IDEIAS/TJPE, JudLab/TJSC e UaiLab/TJMG), uniu esforços para criar o FONÁGIL. O projeto teve como objetivo abordar coletivamente os desafios enfrentados pelos Juizados Especiais em preparação para o 51º Fórum Nacional dos Juizados Especiais (FONAJE) que ocorreria nos dias 24, 25 e 26 de maio.

O FONÁGIL consistiu em uma série de oficinas realizadas para identificar problemas, criar soluções e desenvolver protótipos, utilizando abordagens inovadoras como design thinking e métodos ágeis. Os cinco laboratórios de inovação se reuniram semanalmente para elaborar cada etapa do projeto e o Aurora desempenhou um importante papel na facilitação dos encontros, no desenvolvimento de material virtual e no suporte tecnológico. 

 

A primeira oficina, realizada em 18/4/2023, reuniu magistrados de todas as regiões do Brasil para definir os principais problemas enfrentados pelos Juizados Especiais. O desafio definido nesse encontro, inclusive, guiou toda a jornada do FONÁGIL.

Na segunda oficina, realizada em 5/5, os participantes foram desafiados a criar soluções para esses problemas, utilizando a ferramenta Crazy 8 para gerar ideias inovadoras. Cada grupo desenvolveu um storyboard para detalhar as soluções, que foram apresentadas e discutidas entre os 20 magistrados participantes, os quais foram divididos em 3 grupos para otimização dos trabalhos.

A terceira e última oficina de preparação para o FONAJE aconteceu em 12/5 e focou na prototipação. Na ocasião, os grupos buscaram concretizar suas ideias, desenvolvendo versões iniciais de suas soluções e recebendo orientações sobre como elaborar um pitch, forma de apresentação curta e direta que empresas privadas fazem para atrair a atenção de investidores para um projeto. No caso do serviço público, busca-se aprovação dos projetos e, principalmente, parceiros para sua implementação. Com isso em mente, cada grupo descreveu sua solução, bem como seus impactos, identificou o público que será beneficiado por ela e os resultados esperados.

A apresentação dos pitchs ocorreu no 51º FONAJE, em 25 de maio. Sagrou-se vencedor o protótipo de design desenvolvido pelo Aurora junto ao Grupo 3, denominado Serviço de Atermação Breve (SAB), que tratou de uma plataforma web colaborativa para uniformizar atermações nos Juizados Especiais.

Juiz Johnny Clemens, Presidente do FONAJE, seguido dos laboratoristas que integram o projeto.

À esquerda, Presidente do FONAJE, Juiz Johnny Clemens, seguido dos laboratoristas que integram o projeto.

Canvas da oficina realizada no 52º FONAJE.

Posteriormente, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, o Laboratório Aurora participou do 52º FONAJE em Belo Horizonte, MG, que debateu os desafios da judicialização da saúde. O evento também destacou as contribuições dos laboratórios de inovação, incluindo a apresentação dos resultados do projeto "Resolve", uma evolução do SAB, sistema de atermação concebido em parceria com magistrados de diferentes Juizados Especiais durante a jornada FONÁGIL iniciada no 51º FONAJE.

O 52º FONAJE evidenciou a importância da inovação no campo jurídico. O Aurora, junto com os demais laboratórios de inovação, exemplificou como abordagens criativas podem gerar soluções práticas para desafios complexos no sistema judiciário brasileiro, inclusive por meio de oficinas presenciais com a participação de magistrados e magistradas estaduais e federais.  

 

Confira outras informações sobre a 52ª edição do FONAJE.

Canvas da oficina realizada no 52º FONAJE.

bottom of page