Projetos em andamento
Projetos em andamento
Projetos em andamento
Iluminando ideias para uma Justiça inovadora
FONÁGIL
A convite do presidente do FONAJE, Dr. Johnny Clemes, o Aurora e outros quatro Laboratórios de Inovação - Gênesis/TJRO, IDEIAS/TJPE, JudLab/TJSC e UaiLab/TJMG – se uniram para conceber a dinâmica do FONÁGIL, uma jornada em busca da construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pelos Juizados Especiais.
Como encontros de preparação para o 51º Fórum Nacional dos Juizados Especiais – FONAJE, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio, o FONÁGIL envolverá a realização de oficinas para identificar problemas, criar soluções e elaborar protótipos, isto é, as primeiras versões das soluções idealizadas, a partir da adoção de abordagens inovadoras como o design thinking e métodos ágeis.
Para concretizar esse grande projeto, os cinco laboratórios de inovação vêm se reunindo semanalmente para idear cada etapa da abordagem do design thinking, que já está sendo utilizada nas oficinas. Além de contribuir com as ideias, o Aurora tem atuado na facilitação dos encontros, no desenvolvimento do material virtual utilizado nas dinâmicas e no suporte tecnológico das reuniões.
A primeira oficina aconteceu no dia 18/4/2023, ocasião em que magistrados e magistradas se reuniram para definir um dos principais problemas que afetam a realidade dos Juizados Especiais, problema este que guiará toda a jornada do FONÁGIL.

Na segunda oficina, realizada no dia 05/05, os participantes foram convidados a criar soluções para resolver os problemas então definidos, na etapa denominada Ideação. A ferramenta Crazy 8 foi utilizada pelos magistrados e magistradas para gerar ideias inovadoras. Uma vez definida a melhor ideia, cada grupo desenvolveu um storyboard para detalhar as soluções propostas. Ao final, o trabalho realizado por cada equipe foi apresentado às demais, momento em que feedbacks sobre as soluções foram registrados. A oficina contou com a participação de 20 magistrados, divididos em três grupos.
No dia 12/5, foi realizado o terceiro e último encontro virtual de preparação para o FONAJE. O primeiro momento da oficina foi dedicado à etapa de Prototipação, na qual os três grupos de trabalho buscaram concretizar as suas ideias. Os participantes, então, desenvolveram uma versão inicial de suas soluções, capaz de simular a experiência do usuário com o produto final e demonstrar suas funcionalidades. Num segundo momento, foram repassadas orientações de como apresentar o trabalho desenvolvido no formato de pitch.
O pitch, em sua origem, consiste em uma apresentação curta e direta sobre uma empresa ou projeto que tem como objetivo despertar a atenção de um investidor, parceiro ou cliente pelo negócio. No caso do serviço público, busca-se aprovação dos projetos e, principalmente, parceiros para sua implementação. Com isso em mente, cada grupo descreveu sua solução, bem como seus impactos, identificou o público que será beneficiado por ela e os resultados esperados.
A apresentação dos pitchs foi realizada no dia 25 de maio, no 51º FONAJE, que aconteceu em Florianópolis. Após votação pelos participantes presentes no evento, venceu o Grupo 3, que apresentou a proposta do Serviço de Atermação Breve – SAB. O serviço consiste em uma plataforma web construída de forma colaborativa que visa uniformizar os termos e apoiar os atermadores e partes na distribuição de ações dos Juizados Especiais. O desenho do protótipo vencedor, inclusive, saiu do Aurora!
Nossos cumprimentos aos vencedores e votos de sucesso na implementação dessa solução inovadora que promete causar grandes impactos na qualidade e celeridade das decisões dos Juizados Especiais.
E nós, do Aurora, continuaremos no apoio para implementação de tal solução, que tem potencial de ser adotada em nível nacional. Então continue acompanhando por aqui pois, em breve, teremos novidades!