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Justiça de Trânsito:
solução on-line para conciliação em acidentes de trânsito

Spoiler? Temos!

Sem tempo pra textão?

Acesse o case da experiência de implantação do Justiça de Trânsito elaborado pelo Aurora!

Justiça de Trânsito

À esquerda, desenho na cor branca em fundo verde de uma batida frontal entre dois veículos com o texto "Justiça de Trânsito" logo abaixo. À direita, uma mão segura um celular. Na tela, o local de acesso ao serviço "Justiça de Trânsito" no site do TJDFT.

O Aurora recebeu do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Itinerante – CEJUSCITI o desafio de redesenhar o serviço de atendimento a envolvidos em acidentes de trânsito. O serviço existe no Tribunal desde 1999, mas foi suspenso em 2020 por causa da pandemia da COVID-19. O atendimento era prestado no interior de vans adaptadas para conciliação, mas deixou de ser uma opção frente aos necessários protocolos de saúde. Como retomar o serviço e garantir a saúde e segurança de todos?

Para responder o desafio, o Aurora aliou as tecnologias que já existiam no Tribunal com o recém-lançado Balcão Virtual para transformar o serviço de conciliação no trânsito.  Para fazer o trabalho, o Laboratório usou técnicas de Design de Experiência do Usuário (UX Design). O primeiro passo foi definir a jornada dos envolvidos em acidentes de trânsito e suas necessidades, além de utilizar práticas de Interface do Usuário (UI), de Linguagem Simples e de escrita adaptada para a internet (Webwriting). Tudo foi feito para oferecer ao cidadão uma navegação fácil, agradável e rápida para a solução do seu problema.

Para tirar a ideia do papel, o Aurora contou com o apoio técnico de equipes da área de TI, como a COSOFT, que realizou modificações no Canal Conciliar, o NUGCOM, que adaptou o site do TJDFT para receber o serviço, e a ASIS, que promoveu alterações no sistema do Balcão Virtual.

 

Todo o esforço conjunto resultou no lançamento do Justiça de Trânsito. O projeto proporciona ao usuário uma experiência interativa e de acesso on-line à conciliação. Cada um de seu celular, os motoristas podem acessar o ambiente do Balcão Virtual do CEJUSCITI, onde terão contato com o conciliador. Este profissional vai mediar a conversa entre os interessados.

 

Conciliação

​A conciliação é uma forma mais rápida, barata, eficaz e pacificadora para a resolução dos conflitos. As partes envolvidas buscam chegar a um acordo e, para isso, contam com a ajuda de uma pessoa neutra, o conciliador. É ele que fará o atendimento online.

 

​Se você mora no Distrito Federal e quer usar o serviço, basta acessar http://www.tjdft.jus.br, clicar no botão Atendimento Virtual e, em seguida, em Justiça de Trânsito. O acesso é intuitivo e o atendimento é feito pelo aplicativo Microsoft Teams.

Siga o fluxo e acesse o Balcão Virtual do CEJUSCITI para conciliar! Também existe a opção de agendar a conciliação, por meio do Canal Conciliar.

 

​Mas atenção! Se houver vítima, se o acidente envolver carros de embaixadas ou da Administração Pública ou, ainda, se estragar algum bem público, não será possível fazer a conciliação. Nesses casos, o cidadão poderá entrar em contato com o CEJUSCITI para receber orientações.

Spoiler da solução!

Spoiler da solução
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