top of page

Oficina PopRuaJud 2024

O quê: Oficina híbrida para integrantes do Comitê Nacional PopRuaJud - representantes de diversas instâncias judiciais, organizações sociais e especialistas na temática de população em situação de rua.

O Comitê foi criado por determinação contida na Resolução CNJ N. 425/2021, que instituiu a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades (PopRuaJud) como forma de abrir as portas da Justiça aos mais vulneráveis. 

 

Quando: 1º de fevereiro de 2024

 

Duração: 6 horas 

Participantes realizam atividade na Oficina PopRuaJud.

Objetivos:

  • Elaborar a missão do Comitê Nacional PopRuaJud; 

  • Definir 1 macrodesafio bienal para cada subgrupo temático (8 ao total); 

  • Definir o plano de ação para implementação de cada macrodesafio no exercício de 2024.

Participação do Aurora: O Laboratório foi convidado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para planejar, desenvolver e facilitar todas as atividades da oficina.

Metodologia: World Café, método de diálogo colaborativo concebido por Juanita Brown e David Isaacs em 1995 que visa envolver as pessoas em conversas importantes, proporcionando um ambiente colaborativo e participativo. A ideia é que todos sejam protagonistas na comunicação, na idealização e na geração de soluções para um problema.

Todo o conteúdo abordado foi debatido em rodadas com tempo determinado para promover a máxima combinação de ideias possíveis. O objetivo era que todos os participantes contribuíssem com todos os 8 subgrupos temáticos.

Devido à quantidade de participantes e ao espaço disponível no local, a metodologia foi adaptada para que apenas o material elaborado durante as discussões em grupo se movesse de uma mesa a outra, acompanhado do(s) coordenador(es) responsável(eis) por cada tema. 

Material elaborado na Oficina PopRuaJud.

Apresentação de resultados: Ao final da oficina, os resultados foram apresentados para o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reinaldo Soares da Fonseca e para o Procurador Regional da República e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Pablo Coutinho Barreto. 

Também houve exposição dos resultados da oficina no evento híbrido realizado no STJ com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube em 2/2/2024.

Quer saber mais? Acesse o vídeo da Abertura dos trabalhos do Comitê Nacional PopRuaJud

bottom of page