top of page

Frutas descascadas: o poder da inovação.

Há algum tempo não se via, em mercados e verdurões, a variedade de frutas e legumes descascados e cortados como vemos hoje em dia.

Eu não sei qual a motivação que levou certa pessoa a ter essa brilhante ideia. Parei para pensar em algumas possibilidades:

O dono do verdurão iria perder aquelas verduras feinhas que ficariam de lado, então o diligente funcionário sugeriu: Que tal descascarmos e cortarmos todas elas. Assim, elas ficarão todas iguais e ainda poderemos vendê-las por um valor maior. Evitaríamos o desperdício e ainda lucraríamos com elas.

A dona de casa da vida moderna com jornada tripla que precisa dar conta de casa, filhos e do seu trabalho, com tantos afazeres, pensando em melhorar sua rotina, sugeriu para seu amigo, dono do verdurão: Que tal vender frutinhas e verduras prontas para serem consumidas? Isso iria ajudar tanta gente!

O adolescente naquela maravilhosa fase de querer tudo pronto na mão perguntou no caixa se podiam descascar e cortar as frutas. Isso, a princípio, pode ter parecido muita folga, mas deu uma ideia a alguém que viu uma necessidade - um nicho.

Essas são algumas das ideias que tive num pensamento rápido sobre o assunto.


Abacaxi descascado em espiral, sem miolo. Abaixo da imagem, o texto: Inovação.

A questão aqui não é qual a real motivação de vender frutas e verduras de uma forma diferente.

Mas, sim, que alguém enxergou uma necessidade, pensou sobre ela, inovou, testou e ... Antes de concluir meu raciocínio compartilho com vocês o depoimento que li em uma rede social, há alguns dias, e que me fez pensar muito sobre o poder da inovação:

“Frutas descascadas no mercado.

Eu estava acompanhando a publicação de uma menina com deficiência, onde ela diz que vê muitas pessoas debochando da venda de produtos descascados, fatiados ou picados.

E admito, eu também já fiz isso, a maioria de nós fazemos.

Mas uma informação válida que acho bacana de compartilhar com todos, essas embalagens ajudam muito as pessoas que tiveram AVC, tomadas por sequelas motoras, ou qualquer outra deficiência relacionada às mãos e movimentos.

Ela ainda relatou a felicidade em poder comprar um abacaxi descascado, e uma moranga picadinha, sem depender de ninguém para fazer isso, e o quanto dói ver o deboche das pessoas.

Acho válido repassar essa informação. Porque às vezes, detalhes que não percebemos, fazem a diferença na vida das pessoas.

Compartilhe!”

Nossa, que incrível!!! Nem sempre ideias novas são somente ideias... Elas podem ser a mudança que muita gente precisa. Mesmo sem a gente saber de antemão o impacto que elas terão.

A inovação pode vir de um insight simples do cotidiano e às vezes a motivação nem sempre é a de mudar o mundo por meio da sua ideia.

A inovação pode ser só um abacaxi cortado. E olha o impacto que isso pode causar... O dono do verdurão ganha, a dona de casa ganha, o adolescente ganha, e, principalmente, aquela pessoa, a que mais precisava da ideia, e que talvez não tivesse sido considerada no insight inicial, será a maior beneficiada com a "pequena" inovação. Sua vida certamente será impactada.

Esse é o poder da inovação!

A sua essência é simples, é repensar as crenças existentes e desafiar a lógica convencional, ou seja, pensar diferente. Sempre perguntar a si porque as coisas têm que ser como são. Existe algo que eu possa fazer de forma diferente que irá ajudar a simplificar a vida de alguém? A partir da prática de pensar diferente, podem surgir ideias que revolucionam o mundo, ou, ao menos, o mundo de alguém.

A inovação não se restringe ao desenvolvimento de novos produtos, ela também se materializa na oferta de novos serviços. Além disso proporciona desenvolvimento e melhorias de processos para tornar mais fácil a vida das pessoas. Mas o mais fantástico da inovação é permitir que esses progressos cheguem a quem precisa.

Eu termino fazendo uma pergunta: quanta inovação você deixou de fazer até hoje por achar que a sua ideia era simples demais?


Publicação original feita na comunidade Inovação/TJDFT em 1º/9/2022.

100 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page