top of page

Ícones

Você já ouviu falar do “Mundo das Ideias” do filósofo grego Platão? De acordo essa teoria, tudo o que existe no mundo material em que vivemos já existe de forma perfeita e eterna em um mundo abstrato.

Vamos pegar um sapato de exemplo. Um dia, alguém andava descalço quando pisou em uma pedra. Ui! Nesse momento essa pessoa decidiu envolver os pés com um material qualquer para protegê-los durante as caminhadas. Nasceu o sapato.

Ideia: proteger os pés. Objeto: sapatos.

Esse mundo das ideias está acessível a todos por meio da razão, do ato de pensar. É por isso que em outro lugar do planeta, em um momento semelhante, outra pessoa teve a mesma ideia e criou outro sapato. Só que com outro material e outra amarração.

De acordo com Platão, é assim com tudo o que existe. A ideia está lá, muita gente acessa e materializa um objeto. É por isso que temos uma variedade infinita de sapatos, pães, sofás, casas.

E o que isso tem a ver com a tirinha desta semana? Tudo!!

Imagine se cada pessoa ou setor do TJDFT resolvesse acessar o mundo das ideias e criar seu próprio ícone para usar nas comunicações institucionais? Quantos estilos de desenhos e formas diferentes teríamos para representar o mesmo assunto? O cidadão ia compreender? A cidadã sentiria segurança ao ler um documento nosso? É para facilitar o trabalho e a leitura de todos que o TJ está padronizando os ícones.


Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma pessoa de cabelos cursos. Sua expressão facial parece de confusão. Balão de diálogo: Vou fazer um manual. Preciso escolher um ícone. Qual é a melhor opção para representar uma multa? Quadro 2: ilustração de nove ícones, com referências monetárias, organizados em linhas e colunas. Quadro 3: Ilustração de uma pessoa piscando um olho. Balão de diálogo 1: Muitas opções? Ficou com dúvida sobre o que escolher? Balão de diálogo 2: Foi para facilitar essa escolha que o TJDFT criou o Glossário de ícones. Balão de diálogo 3: Com ícones já pré-definidos, fica mais fácil identificar os assuntos e também manter um padrão visual nas nossas comunicações. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT + simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.

Publicação original feita na comunidade Linguagem Simples/TJDFT em 29/7/2022.


25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page