top of page

Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial - SAREF:
Experiência do usuário

Olá!

Você precisa fazer sua apresentação bimestral, mas não está conseguindo usar o SAREF? 

Peça ajuda da VEPERA (vepera.atendimento@tjdft.jus.br) ou da VEPEMA (vepema@tjdft.jus.br / WhatsApp: 3103-1591). Se preferir, clique para acessar a página da Ouvidoria do TJDFT.

Como o Laboratório de Inovação Aurora não é responsável pela manutenção do SAREF, não pode ajudar quando o sistema não está funcionando.

 

Lembre-se: o horário de funcionamento do Tribunal é das 12h às 19h.

Sobre o projeto

O Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial - SAREF foi criado pela Assessoria de Ciência de Dados do TJDFT – ACID para responder ao seguinte desafio proposto pela Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto – VEPERA: como manter, de forma segura, a apresentação periódica de apenados, severamente prejudicada pela pandemia do Covid-19?

 

Nesse projeto de inteligência artificial, que corresponde ao primeiro case nacional de apresentação criminal remota, o Laboratório Aurora inicialmente realizou estudos quanto ao perfil dos apenados, destacando-se os desafios em relação ao grau de escolaridade, ao acesso a tecnologias e ao letramento digital.

 

A partir desses dados, o Aurora auxiliou na definição da navegação do usuário no site do Tribunal e também no desenvolvimento das telas do sistema e de manuais explicativos, a fim de aperfeiçoar a experiência e otimizar o processo de apresentação de apenados na VEPERA.

 

Além da versão mobile do SAREF, o projeto também concebeu um totem de autosserviço, localizado na própria VEPERA, a fim de atender a todos que não dispusessem de equipamentos eletrônicos ou de outras formas de conectividade.

 

Para tanto, o Laboratório buscou compatibilizar a versão do SAREF destinado ao totem com as melhores práticas de acessibilidade e inclusão, além de conceber o modelo de seu suporte físico.

 

Como dinâmica de trabalho, o Aurora conduziu oficinas de revisão da linguagem, de design das telas do sistema e de discussão de requisitos de acessibilidade, usabilidade e interatividade do totem, as quais contaram com a participação de magistrados e servidores da VEPERA e representantes da Assessoria de Comunicação Social - ACS, da Secretaria da Ouvidoria-Geral - SEOVG, do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade - NUICS, da Assessoria de Escritório de Projetos de Tecnologia da Informação – APROJ e da própria ACID.

Totem (acesso presencial)

Para construção da estrutura do totem, foram utilizados apenas os recursos materiais já disponíveis no Tribunal. O projeto do servidor Renato Lúcio Lopes, da Secretaria de Administração Predial, foi totalmente executado pela equipe de marcenaria do TJDFT.

 

O dispositivo construído conta com iluminação acima da tela para melhorar a qualidade da foto, uma webcam e um mouse. A tela é ampla e facilita a leitura. O computador e o teclado ficam ocultos dos usuários e são acessados somente pela equipe técnica para manutenção ou para desligar o equipamento ao término das atividades.

O totem foi homologado e disponibilizado aos usuários em 13 de julho de 2021. O equipamento permite que o apenado acesse o SAREF e faça sua apresentação sem a intermediação de um servidor do TJDFT.

O acesso ao SAREF é feito a partir da página do TJDFT, ou seja, exige que o computador que faz parte do totem esteja conectado à rede de dados. Outro destaque é que o totem não tem custo de sistema operacional, o sistema usado é gratuito e não precisa de licenciamento. Além disso, há a segurança de ser restrito ao SAREF, ou seja, não é possível acessar nenhum outro site a partir do totem.

totem.png

Mobile (acesso remoto)

​Com o módulo SAREF Mobile, disponibilizado aos usuários em junho de 2021, o apenado pode usar um celular com câmera e acesso à internet para entrar na página do TJDFT e se conectar ao SAREF. Dessa forma, é possível fazer a apresentação de onde o usuário estiver.

O sistema usa tecnologia de geolocalização para identificar o local em que o apenado se encontra ao fazer a apresentação, por isso o procedimento somente é possível se o GPS do aparelho estiver ativado. A segurança é reforçada pelo uso de um CAPTCHA, teste de desafio cognitivo utilizado como ferramenta antispam, e outros requisitos de criptografia. Importante mencionar também que todas as telas foram analisadas à luz da Lei Geral de Proteção de Dados.

No início de 2023, mais de 15 mil apenados já haviam sido beneficiados com o uso do SAREF, tendo o sistema sido expandido também para a Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA)

 

Para conhecer a fundo o projeto, recomenda-se a leitura de artigo publicado na Revista Eletrônica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), escrito pelos servidores do TJDFT Jairo Simão Melo, Thiago Arruda Neves e Luiz Eduardo dos Santos.

SAREF tela inicial.png
bottom of page