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  • Inovação | Aurora Laboratório de Inovação do TJDFT

    O Laboratório de Inovação Aurora do TJDFT apresentou o programa TJDFT+simples em uma palestra no XVI O Laboratório de Inovação Aurora do TJDFT apresentou o programa TJDFT+simples em uma palestra no XVI Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral. Laboratório Aurora recebe prêmio pelo programa TJDFT+simples-01 A entrega foi feita às servidoras Mariana Bicalho e Adelyse Lopes na última segunda-feira (1º/4), durante o 2º Convergência , evento de inovação que reuniu mais de 1.300 pessoas do setor público e privado entre 1º e 3 de abril, em São Luís no Maranhão. Expedição 4.0: Laboratório Aurora do TJDFT recebe Prêmio Justiça e Inovação-01 A iniciativa participou da categoria Inovação para a Justiça Judiciário Inovador, que avalia o Judiciário inovador com práticas, projetos e pesquisas desenvolvidas por membros e servidores. O Laboratório de Inovação Aurora do TJDFT apresentou o programa TJDFT+simples em uma palestra no XVI O Laboratório de Inovação Aurora do TJDFT apresentou o programa TJDFT+simples em uma palestra no XVI Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral. 1/7 Aurora na mídia Mais notícias Sobre o Aurora Seja+simples TIRINHAS + Jogo SIMPLIFIQUE + Conheça o nosso ESPAÇO + Quem somos O que fazemos O que queremos Aurora, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT. Espaço lúdico de interação, experimentação e criação conjunta de soluções inovadoras, com foco no usuário. Reunimos pessoas, ideias, necessidades e oportunidades em processos estruturados de exploração, pesquisa, prototipagem e teste para criar processos de trabalho e serviços cada vez mais adequados à promoção da Justiça e da paz social. Transformar a relação institucional com a sociedade por meio da cultura da inovação e de redes que estimulem e valorizem a criatividade e a colaboração entre magistrados, servidores, jurisdicionados e demais atores que exerçam função essencial à Justiça. Depoimentos “ É importante termos um espaço colaborativo para o compartilhamento de ideias, a possibilidade de utilizar ferramentas do design thinking e conhecer mais sobre os projetos de inovação que estão sendo implementados no TJDFT” Servidor em oficina sobre a tendimento ao p úblico “ Participar das ações do Aurora é ter diálogos sobre melhorias para o TJDFT ” Servidor em oficina sobre atendimento ao público Cine Aurora Reproduzir vídeo Facebook Twitter Pinterest Tumblr Copiar link Link copiado Buscar vídeo... Reproduzindo agora Live Direito Visual 01:36:26 Reproduzir vídeo Reproduzindo agora Universo Aurora 02:20:26 Reproduzir vídeo Reproduzindo agora E-Labs - Pitch Aurora 11:59 Reproduzir vídeo Reproduzindo agora E-Labs Participação Dr Jayder Ramos 01:05:09 Reproduzir vídeo

  • III Seja + simples (tirinhas) | Aurora

    Seja + simples (tirinhas) 11/4/24 - Remédio heroico 14/3/24 - Data venia 15/2/24 - Indigitada 8/2/24 - Mutatis Mutandis 1/2/24 - Autos suspensos 26/1/24 - Protesto 19/1/24 - Em que pese 11/1/24 - Peticionamento

  • Entrevista Dr. Jayder | Aurora

    Entrevista com o Juiz de Direito Jayder Ramos de Araújo Magistrado C oordenador do Aurora (biênio 2020-2022) "O sistema de Justiça que emergirá desse momento de crise será mais transparente, eficiente e acessível" por ACS — 13/4/2021 No início do mês de outubro de 2020, mais precisamente no dia 2 daquele mês, era lançado o Laboratório de Inovação do Judiciário do DF - o Aurora. A implantação do laboratório foi o primeiro projeto estratégico idealizado e concluído nesta gestão, o que é motivo de grande orgulho. Sob as premissas de colaboração, empatia e experimentação, e com o objetivo de desenvolver soluções hábeis para aperfeiçoar os serviços da Justiça, a unidade é coordenada pelo Juiz de Direito e Assistente da Presidência do TJDFT Jayder Ramos de Araújo, que nos fala nessa entrevista sobre essa importante iniciativa. O TJDFT passa, certamente, por uma transformação na sua forma de trabalhar, centrado na evolução tecnológica e na ampla conectividade, cenário antecipado em decorrência da pandemia da Covid-19. Que impacto essa mudança traz aos membros do Judiciário e à sociedade em geral? Nesse momento, todos assistimos a uma transformação profunda nas relações de trabalho e no dia a dia das pessoas. A tecnologia, sem dúvida, tem sido uma das grandes responsáveis por isso. Em nosso Tribunal, por exemplo, a manutenção da prestação jurisdicional em patamares de excelência só foi possível em razão de quase 100% do acervo de processos da Corte já se encontrarem digitalizados. A realização e transmissão ao vivo de sessões e audiências, bem como o atendimento remoto das partes e advogados, também se tornaram realidade pela adoção de novas ferramentas de trabalho e investimento constante em evolução tecnológica. Assim, em que pese todos os desafios impostos pela pandemia, nossa experiência tem demonstrado que o sistema de Justiça que emergirá desse momento de crise será mais transparente, eficiente e acessível. Nesse contexto, a implantação de laboratórios de inovação vem se consolidando como uma boa prática no Judiciário, diante da necessidade de modernizar a entrega da prestação judicial. Mas o que o jurisdicionado pode esperar de um laboratório de inovação? O diferencial de um laboratório de inovação é o foco no usuário. No contexto do Poder Judiciário, esse espaço busca trazer para dentro dos Tribunais as expectativas e necessidades da sociedade, a fim de proporcionar uma prestação jurisdicional mais aderente aos anseios sociais. Para isso, o laboratório se vale de processos de colaboração, empatia e experimentação, que se apoiam na reunião de diferentes pessoas e ideias organizadas para um objetivo comum, que, no nosso caso, é aproximar a Justiça do cidadão. Lançado em outubro do ano passado, num cenário bastante desafiador, o laboratório Aurora está prestes a completar seis meses de implantação. Já é possível fazer um balanço das atividades realizadas desde então? Nesses primeiros meses, o Aurora, cumprindo sua vocação de sempre atuar com foco no usuário, buscou conhecer a percepção do público interno e externo e ouviu mais de 220 magistrados e servidores, além de 2 mil advogados e jurisdicionados sobre o atendimento prestado pela Casa, consolidando-se como uma ponte entre o Tribunal e a sociedade. O Laboratório também realizou encontros com vários Tribunais, tanto da esfera estadual como federal, com o objetivo de compartilhar experiências e boas práticas, atuando como facilitador. Nesse sentido, ele tem se mostrado um grande promotor do diálogo entre as áreas e coordenador de esforços, trabalhando de forma colaborativa, com escuta ativa e visão sistêmica, para o alcance dos objetivos do Tribunal. E essa atuação colaborativa tem se tornado uma marca fundamental do Aurora. Após contribuir para a implantação do Balcão Virtual, no momento, o Laboratório está trabalhando no design de serviços a serem ofertados na modalidade digital, além de ter recentemente lançado mais um grande desafio, a Expedição 4.0, que buscará desenvolver soluções inovadoras na área de expedição de documentos e cumprimento de mandados. A Expedição 4.0 integra os processos de trabalho do Cartório 4.0, que desponta como principal projeto do Aurora, e teve seu pioneirismo reconhecido pelo Secretário-Geral do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, Valter Shuenquener. Qual o objetivo do Cartório 4.0 e qual a sua principal contribuição ao Judiciário? De início, é importante destacar que o nome do programa foi inspirado na quarta revolução industrial, mais conhecida como Indústria 4.0, que representou um salto da humanidade na sua relação com a máquina. Nesse contexto, o Programa Cartório 4.0 foi criado para auxiliar o TJDFT na transição para a era digital, a partir do desenvolvimento de soluções inovadoras para modernizar as atividades cartorárias. Assim, acredito que a grande contribuição desse programa seja colocar a tecnologia a serviço da prestação jurisdicional, de acordo com os anseios e necessidades da sociedade, a fim de criarmos novos horizontes às atividades cartorárias e judiciárias das Cortes de Justiça. Atendimento ao público foi o tema eleito como o primeiro desafio a ser enfrentado para a implantação do Cartório 4.0. E no tocante a esse assunto, o Aurora teve papel fundamental também na recente implantação do Balcão de Atendimento Virtual do TJDFT. Como foi essa experiência? Nesse projeto, o Aurora mediou o contato e contribuiu para a atuação conjunta das equipes de tecnologia da informação (TI), servidores das unidades jurisdicionais, Ouvidoria e áreas de atendimento ao jurisdicionado. Atuar com equipes diversas unidas por um desafio em comum foi uma experiência muito enriquecedora, uma vez que uma das atividades assumidas pelo Aurora foi facilitar a comunicação entre as unidades envolvidas, buscando o alinhamento e a integração de todos. Além disso, o Aurora teve uma participação intensa no aperfeiçoamento da experiência do usuário, promovendo a simplificação da linguagem adotada e do próprio caminho a ser percorrido para acessar a plataforma. Nesse contexto, foram elaborados pelo Laboratório o Manual de Instalação do Fundo Institucional, utilizado na padronização das salas virtuais, o Manual de Acesso ao Balcão Virtual do público externo e o Manual do Balcão Virtual, este último em parceria com a área de TI. Com o Balcão instalado, o Aurora tem se dedicado a coletar feedback de magistrados, servidores, partes e advogados, com vistas à melhoria contínua da ferramenta. O TJDFT tem se destacado pela utilização de Inteligência Artificial em vários projetos, conforme constatado também pelo CNJ. O Aurora já vislumbra a utilização de IA em algum de seus projetos? Atualmente, o Aurora tem auxiliado o desenvolvimento do Sistema de Apresentação Remota com Reconhecimento Facial – SAREF, projeto de inteligência artificial de autoria do Serviço de Ciência de Dados – SERCID em resposta à demanda da Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto – VEPERA. A participação do Laboratório se concentra no aperfeiçoamento da experiência do usuário, a partir do design tanto das telas do sistema que serão apresentadas nos totens de autoatendimento como do próprio modelo de suporte físico do equipamento, observando acessibilidade, linguagem simples e inclusão. Considerando os avanços que se pretende realizar na prestação jurisdicional ofertada por nosso Tribunal, vislumbro grandes oportunidades de utilização da inteligência artificial e de outras tecnologias em projetos futuros do Aurora. Apesar de haver um espaço físico destinado ao laboratório de inovação do TJDFT, no térreo do Fórum de Brasília, o trabalho remoto imposto pela pandemia da Covid-19, fez com que o site do Aurora seja, atualmente, seu principal canal de comunicação com os colaboradores. Como tem sido feita essa interação com os usuários e como as pessoas interessadas podem participar? O Aurora nasceu na pandemia e, desde o seu início, tem realizado todas as suas atividades no meio remoto. Esse, sem dúvida, foi um dos grandes desafios enfrentados pelo Laboratório, pois sua atuação tem como premissa o contato com os usuários dos serviços do Tribunal, contato esse drasticamente reduzido em face da Covid-19. Mas como uma das premissas do Laboratório é se reinventar, dessa vez não foi diferente. Assim, o Laboratório se valeu de todas as mídias e espaços remotos disponíveis para se comunicar com o usuário, a partir de análises prévias de qual seria a melhor ferramenta para cada público. O site tem sido o maior repositório de informações acerca das atividades do Aurora, enquanto as videoconferências têm sido bastante utilizadas em oficinas com o público interno. O contato com o público externo, por outro lado, tem sido realizado por meio de consultas na internet, no Instagram e até pelo sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Vale destacar que é constante a busca pelo aperfeiçoamento da comunicação do Aurora e, no momento, estamos explorando a solução do Microsoft 365 recentemente adquirida pelo Tribunal para verificamos como podemos utilizá-la para esse propósito. Para todos aqueles que gostaram de tudo que leram até aqui e desejam contribuir com o Aurora, basta acessar o site www.auroralab.tjdft.jus.br e se inscrever nos nossos projetos! ​ © Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta publicação, desde que citada a fonte. ​

  • Para conhecer o Aurora | Aurora

    Para conhecer o Aurora Se é avesso a detalhes, vá para o resumo Por que criar um laboratório de inovação? O mundo vem se transformando de forma cada vez mais acelerada. A maior parte dos acontecimentos é tão imprevisível que se torna difícil projetar cenários futuros. Além disso, fatos e relações são bastante complexos e nem sempre é possível distinguir a diferença entre as causas e os efeitos. ​ Também em relação aos serviços públicos ocorrem mudanças, às quais somos chamados a nos adequar, rever processos e procedimentos. Assim, diante da crescente exigência dos cidadãos por qualidade e eficiência, é preciso adequar as entregas do serviço público para que se tornem mais céleres e constantes, resultando em melhorias efetivas para todos. ​ É nesse contexto que os laboratórios de inovação surgem no setor público, como uma forma de trazer o usuário dos serviços para o centro dos holofotes, convidando-o a participar da criação das soluções que demanda. Assim, novos produtos e serviços podem ser desenvolvidos a partir da empatia, da colaboração e da experimentação. Nosso começo O compromisso de criação de um espaço lúdico de incentivo e geração de novas ideias e de desenvolvimento de projetos de transformação nasceu de um encontro da Casa com a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Maria Tereza Uille Gomes, em setembro de 2019. A experiência da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro na área de inovação somada a cases de sucesso de outros órgãos do Poder Judiciário também foram inspirações para essa decisão. ​ Para estruturar o Laboratório de Inovação do TJDFT, criou-se, em dezembro de 2019, um Grupo de Trabalho formado por servidores de diferentes áreas do Tribunal, conforme Processo Administrativo N. 27196/2019. O intuito foi garantir um olhar sistêmico ao processo de implantação do Laboratório. ​ Realizados os estudos pertinentes, a proposta de inclusão do Projeto de Implantação do Laboratório de Inovação do TJDFT no Portfólio de Projetos Estratégicos foi submetida ao Tribunal Pleno e aprovada por unanimidade em julho de 2020, de acordo com o Processo Administrativo N. 9263/2020. ​Projeto Estratégico O projeto integrou o Plano de Administração do Biênio 2020-2022 no tocante à diretriz de “Institucionalizar a gestão do conhecimento e da inovação”, bem como se alinhou ao Plano Estratégico 2015-2020 da seguinte forma: Perspectiva: Aprendizado e Crescimento Objetivos Estratégicos Atendidos: Aperfeiçoar a qualidade do atendimento ao usuário; Agilizar a tramitação dos processos judiciais e administrativos; Fomentar e aperfeiçoar as práticas de sustentabilidade social, ambiental e econômica. Iniciativas Estratégicas Atendidas: Fortalecer as relações com as instituições parceiras; Implantar a metodologia de melhoria contínua dos processos de trabalho, priorizando os finalísticos; Implantar o Plano de Logística Sustentável. ​ Nasce um Laboratório de Inovação O primeiro projeto do Laboratório foi o concurso interno para a escolha de seu nome, em setembro de 2020, como uma forma de engajar magistrados, servidores e estagiários desde os estágios iniciais de criação desse novo espaço de fomento à inovação. ​ O evento recebeu 411 sugestões de nomes e 3 delas foram submetidas ao público. Aurora foi o escolhido com 171 votos em uma disputa acirrada. De acordo com a autora da proposta vencedora, a servidora Adelyse Morais Lopes: ​ "Aurora é a claridade que precede o nascer do sol* e os primeiros indícios de alguma coisa; um começo. Como nome do laboratório de inovação do TJDFT, representará as primeiras luzes (ideias/iluminação) que trará o futuro e ajudará a revelar (e construir) uma nova realidade, um novo dia. Assim como aurora, um laboratório também é o começo (e um anúncio com direito a show pirotécnico vibrante, emocionante e impactante) de que uma instituição está mudando seu mindset e tem disposição para o novo, para a disrupção. Aurora, ainda, é um nome distinto, íntegro, atemporal. É perfeito, inclusive, para batizar a próxima inteligência artificial criada pelo TJ, mas seria um belo desperdício de nome." *Fonte: www.dicio.com.br ​ Conheça mais sobre o primeiro concurso relacionado ao Laboratório de Inovação do TJDFT ​ Formalização e contexto O Laboratório de Inovação do TJDFT foi criado formalmente em 1º de setembro de 2020, com a aprovação do Tribunal Pleno ocorrida na 12ª Sessão Extraordinária de 2020. A data também marcou a divulgação do resultado do concurso de escolha do nome. Na mesma ocasião, Aurora nasceu, recebeu seu nome e assumiu o compromisso de se firmar como um: ​ ...espaço lúdico de interação, experimentação e criação conjunta, com uso intensivo de métodos ágeis e práticas colaborativas, que envolvem ações de pesquisa, exploração, ideação, realização de pilotos, prototipagem e testes estruturados de soluções inovadoras, com foco no usuário. ​ Aurora surge num contexto de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, com quarentena e priorização, pelo TJDFT, do trabalho remoto como formas de prevenção. Assim, todos os estudos e atividades relacionados à sua implantação e funcionamento foram realizados em ambiente virtual. A própria equipe do Laboratório estabeleceu uma conexão real de cooperação e sinergia sem que nenhum de seus membros se conhecessem presencialmente. ​ Um grande desafio sim, mas não maior do que o que viria a seguir: o lançamento e desenvolvimento 100% virtual de nosso primeiro projeto oficial, voltado à transformação dos cartórios judiciais. ​ Saiba mais sobre o Desafio Cartório 4.0 ​ Evento de Lançamento E para coroar todo o trabalho conjunto empreendido e apresentar Aurora ao mundo, no dia 02 de outubro de 2020, foi realizado o seu evento de lançamento, com transmissão ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube. ​ O evento teve duração de 2 horas e foi dividido em duas partes: Primeira parte: ​ Apresentação do vídeo oficial de lançamento do Laboratório, com a participação da Administração Superior do Tribunal; Relato sobre o concurso que selecionou o nome Aurora; Apresentação de vídeo sobre o processo criativo envolvido no desenvolvimento da identidade visual do Laboratório; Tour 3D pelo espaço físico do Aurora; Apresentação, pela equipe do Laboratório, de seu website e dos projetos Revele o seu talento e Traga o seu desafio; Talk show entre o Juiz Assistente da Presidência, Dr. Jayder Ramos de Araújo, e o Juiz Faustino Macedo Ferreira, coordenador do Ideias - Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas do Tribunal de Justiça de Pernambuco. ​ Segunda parte: ​​ Apresentação do projeto Cartório 4.0 pela Corregedora da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargadora Carmelita Brasil, e pelo Dr. Jayder Ramos de Araújo, a quem coube explicar a metodologia e as formas de participação no projeto. Falas de encerramento seguidas de um vídeo de making off do Laboratório. ​ ​ ​ Avesso a detalhes Aurora em essência Quem somos? Aurora, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT. Espaço lúdico de interação, experimentação e criação conjunta de soluções inovadoras, com foco no usuário. O que fazemos? R euni mos pessoas, ideias, necessidades e oportunidades em processos estruturados de exploração, pesquisa, prototipagem e teste para criar processos de trabalho e serviços cada vez mais adequados à promoção da Justiça e da paz social. O que queremos? Transformar a relação institucional com a sociedade por meio da cultura da inovação e de redes que estimulem e valorizem a criatividade e a colaboração entre magistrados, servidores, jurisdicionados e demais atores que exerçam função essencial à Justiça. Linha do tempo 2019 SETEMBRO: Reunião com a Conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes e decisão da Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT de criação de um laboratório de inovação no órgão. ​ DEZEMBRO: Criação de um Grupo de Trabalho composto por servidores de diversas áreas do Tribunal para garantir um olhar sistêmico ao processo de implantação desse Laboratório (Processo Administrativo N. 27196/2019). ​ 2020 FEVEREIRO: Início do curso ministrado pelo professor Doutor Antônio Isidro da Silva Filho, para capacitar servidores da Escola de Formação Judiciária e indicados pelo Grupo de Trabalho em “Gestão da Inovação no Judiciário” (PA 23619/2019). ​ MARÇO: Estabelecimento do regime de trabalho diferenciado no TJDFT face à COVID-19, o que implicou a suspensão das atividades presenciais no órgão e adoção do teletrabalho. ​ JULHO: Aprovação, pelo Tribunal Pleno, da proposta de inclusão do Projeto de Implantação do Laboratório de Inovação do TJDFT no Portfólio de Projetos Estratégicos (Processo Administrativo N. 9263/2020). ​ AGOSTO: Realização do concurso interno para seleção do nome do Laboratório de Inovação do TJDFT. ​ SETEMBRO: ​ Finalização do concurso, sendo selecionado o nome Aurora para o Laboratório de Inovação do TJDFT. Aprovação, pelo Tribunal Pleno, da Resolução 8 de 2 de setembro de 2020, que institui o Laboratório de Inovação do TJDFT. ​ OUTUBRO: ​ Evento de lançamento do Aurora – Laboratório de Inovação do TJDFT, com transmissão 100% online. Lançamento do primeiro projeto do Aurora: Cartório 4.0. ​ ​ ​ Retropectiva 2023 Retrospectiva 2023 Um ano marcado por inovações tecnológicas e melhorias no acesso à justiça. Destaca-se a eficiência e simplificação no sistema judiciário, fruto do trabalho dedicado da equipe Aurora em colaboração com diversas unidades do TJDFT e parceiros externos! ​ Convidamos você a mergulhar na nossa jornada de 2023 através da nossa Retrospectiva. Este documento consolida nosso compromisso contínuo com a inovação e a colaboração no Judiciário. Para apreciar plenamente as nossas iniciativas e planos futuros, recomendamos visualizar o arquivo em tela cheia - basta clicar no ícone indicado. Sua participação e ideias são fundamentais para nós. Se desejar compartilhar insights ou propor parcerias, estamos à disposição no auroralab@tjdft.jus.br . Junte-se a nós na busca contínua por uma Justiça Inovadora! Conheça nossos projetos

  • Ciclo Atendimento ao Público | Aurora

    Programa Cartório 4.0: Ciclo Atendimento ao Público Relato pesquisa e imersão Consulta 4.0 Em 2 de outubro de 2020, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT lançou o primeiro projeto institucional do Laboratório de Inovação Aurora, denominado Cartório 4.0. Tal projeto foi idealizado para desenvolver soluções inovadoras para modernizar as atividades cartorárias, a fim de auxiliar na condução do Tribunal para a era digital. ​ Na primeira etapa do projeto Cartório 4.0, foi realizada uma consulta interna para identificar a área que representava o maior desafio para evoluir a Corte para a era digital. Magistrados, magistradas, servidores, servidoras e demais colaboradores contribuíram por meio de um formulário anônimo no período de 2 a 23 de outubro de 2020. Na pesquisa eles puderam selecionar uma das seguintes áreas de atuação: Oficinas sobre atendimento voltadas ao público interno Após a definição da área de atuação, iniciou-se a etapa de Pesquisa e Imersão . Essa fase buscou, por meio de entrevista com os usuários e realização de estudos, determinar com maior clareza a realidade do atendimento ao público no Tribunal, a fim de expandir o entendimento de todos os envolvidos sobre o desafio. ​ Para tanto, o Aurora realizou 18 oficinas, que envolveram 223 magistrados e servidores de 39 áreas distintas do Tribunal, como Varas e Juizados Cíveis e Criminais, Varas de Família, Varas da Fazenda Pública, Varas de Execução Penal, Varas da Infância e da Juventude, Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, Diretorias de Fóruns, dentre outras. Consulta pública junto a advogados e jurisdicionados No período de 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021, o Aurora realizou consulta pública para conhecer a experiência dos usuários quanto ao atendimento ao público prestado pelo Tribunal. ​ A consulta foi realizada por meio de dois formulários online distintos, sendo o primeiro voltado aos advogados e o segundo aos jurisdicionados. Os formulários buscaram identificar, dentre outras questões, os meios de atendimento mais eficientes, as principais queixas em relação ao serviço e as sugestões para aperfeiçoamento do atendimento visando à evolução do TJDFT para a era digital . ​ Os links para os formulários foram disponibilizados no PJe e nos sítios eletrônicos do TJDFT e do Aurora. Também houve divulgação da consulta no Instagram institucional. ​ Como resultado, foram obtidas expressivas 1930 respostas de advogados. Já no que se refere aos jurisdicionados, registrou-se 98 participações que, por não alcançarem um número representativo, foram trabalhadas pelo Laboratório ainda de forma preliminar. De forma geral, verificou-se que o atendimento remoto realizado durante a pandemia da COVID-19 foi bem aceito pelo público, sobretudo por advogados. No entanto, uma parte dos usuários mencionou a necessidade de retorno aos atendimentos presenciais, devido a dificuldades como conexão com a internet, ausência de equipamentos adequados para o acesso e baixo letramento digital. Oficina de ideação Como se observa da figura acima, além da múltipla escolha, dois campos opcionais foram disponibilizados para registros subjetivos. O primeiro para complemento ao item “Não é nada disso. Vou te contar no campo abaixo”, onde o participante poderia mencionar desafios ausentes do rol previamente fornecido. O segundo, por sua vez, foi destinado a receber ideias para vencer o desafio selecionado. ​ Todos os dados foram coletados através de formulários disponibilizados na plataforma Google Forms e, posteriormente, tabulados e analisados em um sistema desenvolvido pelo Laboratório em ambiente Oracle Apex. Magistrados, magistradas, servidores, servidoras e colaboradores que atuam na área fim responderam um total de 471 formulários. Essa participação representa manifestação de 10,1% do total do público do Tribunal, conforme dados disponíveis no sítio do órgão, na página Transparência, em agosto de 2020. Após a apuração do resultado, verificou-se que os participantes escolheram o Atendimento ao Público como a área que representa o maior desafio para a evolução do TJDFT para a era digital. Imagem 1: áreas de atuação. Imagem 2: quantidade de votos distribuída pelas áreas de atuação. Entre os respondentes da consulta interna que selecionaram as opções “Atendimento ao Público” e “Não é nada disso. Vou te contar no campo abaixo” e apresentaram relato complementar, foi possível identificar: ​ Preocupação com os jurisdicionados que não possuem acesso digital, com sugestão de criação de espaços nos Fóruns em que as partes possam, com o auxílio de servidores, acessar equipamentos e Internet para realizar consultas e executar atividades determinadas judicialmente. ​ Interesse na criação de Centrais de Atendimento, tanto físicas quanto remotas, para realização de triagem capaz de absorver parte da demanda das unidades judiciárias. Imagem 3: oficinas de atendimento ao público. As oficinas foram realizadas de forma remota por meio da plataforma de videoconferência Zoom no período compreendido entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021. As atividades colaborativas propostas foram executadas na ferramenta online Padlet, onde se abordou, por meio da discussão coletiva de questões, a realidade das Varas e unidades de atendimento ao público do Tribunal. Em tempo real, coletou-se as principais queixas, preferências e visões de futuro de magistrados e servidores acerca do atendimento prestado. ​ Os participantes das oficinas corroboraram os relatos dos respondentes da consulta interna, retomando tanto a ideia de prestação de suporte digital ao jurisdicionado quanto de criação de centrais de atendimento físicas e remotas. Outros relevantes aspectos mencionados foram o uso de linguagem simples como um fator decisivo de acessibilidade e a necessidade de seleção de servidores com perfil para atuar no atendimento aos usuários. Questionados sobre os desafios para centralização do atendimento, os participantes mencionaram que os usuários deveriam poder ser atendidos em qualquer um dos Fóruns do DF, independentemente da localidade em que tramita seu processo. Outro aspecto apontado foi a importância do atendimento especializado que, em alguns casos, seria segmentado por área (cível, criminal, fazenda, violência doméstica etc.), em centrais de atendimento específicas. Consulta 4.0 Em 23 de abril de 2021, o Aurora realizou a primeira oficina de ideação voltada à geração de soluções digitais para o atendimento ao público no TJDFT. O grande desafio dessa oficina foi conceber uma Central de Atendimento Remoto, com definição de competências, canais de atendimento, fluxos de trabalho e formas de relacionamento com o usuário e com os demais setores da Casa. Aurora faz oficina de ideação sobre atendimento Protótipo Analisadas todas as contribuições obtidas na oficina de ideação, em conjunto com os dados coletados nas consultas e encontros anteriores, o Aurora apresentou projeto de protótipo à Administração Superior do TJDFT com proposta de criação de centrais de atendimento remoto e presenciais. Para a realização do protótipo da central de atendimento remoto, um ambiente no sistema SMA-X foi customizado em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal. Em relação às centrais presenciais, prospecção de utilização de mobiliário e de leiaute do espaço entraram no radar! Você pode conhecer mais sobre essas ações acessando o projeto Modernização do Espaço Físico do TJDFT . Novos rumos Como os processos de inovação nos ensinam diariamente, muitas vezes é preciso mudar o rumo para melhor se adaptar às novas necessidades apresentadas pelo ambiente! Com esse espírito, a Corregedoria do biênio 2022/2024 trouxe um novo olhar sobre o projeto, principalmente sobre o formato dos protótipos. Assim, o projeto original precisou abrir espaço para um novo desenho, que será gestado por novas mãos e mentes! A experiência obtida com a realização deste projeto, contudo, é extremamente valiosa e merece destaque! Como visto, em uma abordagem diferenciada e voltada para a construção de soluções de forma colaborativa, mais de 220 servidores e magistrados na Casa responderam ao chamado para participar e contribuir para o desenho e desenvolvimento de propostas. No mesmo sentido, quase 2.000 advogados e 100 jurisdicionados se manifestaram com opiniões, sugestões e críticas construtivas para o aperfeiçoamento das entregas idealizadas e da prestação jurisdicional do órgão. Essa participação ampliada do público de interesse, para além das tradicionais equipes técnicas e executoras, e da própria Administração, oportunizou a chance de se projetar um serviço que atendesse tanto a sociedade quanto o próprio órgão. Nesse sentido, vários interesses puderam ser apresentados, avaliados e agregados em uma nova abordagem de trabalho, voltada para a experiência e satisfação dos mais diversos usuários. Os dados coletados, por meio de pesquisas e consultas, nortearam a tomada de decisão da Administração Superior voltada tanto para este projeto quanto para outras iniciativas na área do atendimento ao público, como a implantação exitosa do Balcão Virtual no Tribunal. Destaca-se, por fim, como um dos grandes legados deste projeto, o desenvolvimento do sistema SMAX, totalmente customizado ao atendimento qualificado do público externo, representando efetiva inovação na forma de relacionamento com os usuários dos serviços prestados pelo Tribunal na área fim. Tal sistema é fruto de um esforço colaborativo que tornou possível a integração das informações de atendimento coletadas em todas as unidades que prestam esse serviço, gerando dados sistêmicos capazes de delinear em tempo real os principais interesses, queixas e preferências de nosso público. Assim, esse projeto foi encerrado em seu formato original, mas a experiência obtida com o seu desenvolvimento continua a influenciar a nova frente de trabalho formada para avançar os estudos em busca da melhoria contínua do atendimento ao público prestado pelo Tribunal!

  • Projetos em andamento | Aurora

    Desafios em andamento Conhecer Cartório 4.0 Programa Cartório 4.0 - Informações gerais Dese nvolver soluções inovadoras para modernizar as atividades carto rárias, a fim de evoluirmos o TJDFT para a era 100% digital. Programa Cartório 4.0 - Ciclo Expedição Área definida pela Alta Administração do TJDFT como de maior potencial estratégico para a evolução do Tribunal para a era 100% digital. Conhecer Ciclo Expedição Progra ma TJDFT+simples Visa disseminar a adoção da Linguagem Simples e do Di reito Visual no TJDFT. Conhecer TJDFT+simples Balcão Virtual: Experiência do usuário Serviço de atendimento por videoconferência determinado pela Resolução N. 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Conhecer Balcão Virtual Superend ividados Meta 9/2023 CNJ Criação de plataforma eletrônica p ara inscrição no Programa Superendividados do TJDFT. Conhecer Plataforma Superendividados Diálogos com a Imprensa Construção colaborativa de um Guia de diretrizes de cobertura mi diática sobr e casos de violência doméstica e feminicídios Conhecer Diálogos com a Imprensa Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial - SAREF Ferramenta desenvolvida pela Assessoria de Ciência de Dados do TJDFT - ACID para apresentação de apenados à Vara de Execução das Penas em Regime Aberto. Conhecer SAREF Calendário de inovação 2024 Construção colaborativa do calendário institucional 2024 com a temática de inovação. Conhecer o Calendário

  • Justiça de Trânsito | Aurora

    Justiça de Trânsito: solução on-line para conciliação em acidentes de trânsito Spoiler? Temos ! ​ Sem tempo pra textão? Acesse o case da experiência de implantação do Justiça de Trânsito elaborado pelo Aurora! Justiça de Trânsito O Aurora recebeu do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Itinerante – CEJUSCITI o desafio de redesenhar o serviço de atendimento a envolvidos em acidentes de trânsito . O serviço existe no Tribunal desde 1999, mas foi suspenso em 2020 por causa da pandemia da COVID-19. O atendimento era prestado no interior de vans adaptadas para conciliação, mas deixou de ser uma opção frente aos necessários protocolos de saúde. Como retomar o serviço e garantir a saúde e segurança de todos? Para responder o desafio, o Aurora aliou as tecnologias que já existiam no Tribunal com o recém-lançado Balcão Virtual para transformar o serviço de conciliação no trânsito. Para fazer o trabalho, o Laboratório usou técnicas de Design de Experiência do Usuário (UX Design). O primeiro passo foi definir a jornada dos envolvidos em acidentes de trânsito e suas necessidades, além de utilizar práticas de Interface do Usuário (UI), de Linguagem Simples e de escrita adaptada para a internet (Webwriting ). Tudo foi feito para oferecer ao cidadão uma navegação fácil, agradável e rápida para a solução do seu problema. ​ Para tirar a ideia do papel, o Aurora contou com o apoio técnico de equipes da área de TI, como a COSOFT , que realizou modificações no Canal Conciliar , o NUGCOM , que adaptou o site do TJDFT para receber o serviço, e a ASIS , que promoveu alterações no sistema do Balcão Virtual. Todo o esforço conjunto resultou no lançamento do Justiça de Trânsito . O projeto proporciona ao usuário uma experiência interativa e de acesso on-line à conciliação . Cada um de seu celular, os motoristas podem acessar o ambiente do Balcão Virtual do CEJUSCITI, onde terão contato com o conciliador. Este profissional vai mediar a conversa entre os interessados. ​Conciliação ​ ​A conciliação é uma forma mais rápida, barata, eficaz e pacificadora para a resolução dos conflitos. As partes envolvidas buscam chegar a um acordo e, para isso, contam com a ajuda de uma pessoa neutra, o conciliador. É ele que fará o atendimento online. ​Se você mora no Distrito Federal e quer usar o serviço, basta acessar http://www.tjdft.jus.br , clicar no botão Atendimento Virtual e, em seguida, em Justiça de Trânsito . O acesso é intuitivo e o atendimento é feito pelo aplicativo Microsoft Teams. ​ Siga o fluxo e acesse o Balcão Virtual do CEJUSCITI para conciliar! Também existe a opção de agendar a conciliação, por meio do Canal Conciliar. ​Mas atenção ! Se houver vítima, se o acidente envolver carros de embaixadas ou da Administração Pública ou, ainda, se estragar algum bem público, não será possível fazer a conciliação. Nesses casos, o cidadão poderá entrar em contato com o CEJUSCITI para receber orientações. ​ Spoiler da solução! Spoiler da solução TJDFT lança oficialmente Justiça de Trânsito on-line

  • erros | Aurora

    A Sabedoria da Borracha Boas-vindas Você também pode ouvir a Sabedoria da Borracha! É só dar play! Se a borracha chegou até você, é porque ela reconheceu o seu valor criativo. Ela sentiu o seu desejo de fazer mudanças e valoriza todo o esforço que você faz para inovar e transformar de forma positiva o seu trabalho e a vida de outras pessoas. Então, receba e se orgulhe disso! Você merece! Por que eu deveria dar atenção a uma borracha? Você deve estar se perguntando... Seria ela uma borracha da sorte? Uma borracha motivacional? NÃO! criatura inovadora! Você acaba de se encontrar com a “Sabedoria da borracha” ! Um conceito pequeno o bastante para caber no seu bolso e acompanhar você em todos os momentos, mas grande em significado e poder, suficientes para fazer você reconhecer a potência que habita dentro de si! Não ria! Não torça o nariz Não duvide do que falo Principalmente não ignore o que somos: #incríveis OK,OK. Eu sei que às vezes não é tão fácil ; que os desafios parecem grandes demais; que às vezes você ainda acha que precisa de mais um curso ou de mais experiência. ​ Foi justamente por isso que nos encontramos , para eu relembrar você de que as coisas não precisam ser feitas todas de uma vez e nem precisam estar perfeitas na primeira tentativa. ​ Aliás, o pErFeiTo EXisTE? A Sabedoria da borracha nos ensina a não ter medo de criar . ​ Ela nos estimula a experimentar e a dar um passo de cada vez – mas evoluindo sempre! ​ Então, seja lá qual for o assunto, sua ideia... comece. APENAS COMECE. É bem possível que você não goste do seu primeiro movimento. Talvez seja um risco! ​ É aí que a borracha entra em cena. Com uma ação simples e precisa, ela pode apagar sua insegurança. Na sequência, a borracha revelará a você uma nova chance de tentar e de fazer melhor , de forma tão clara como um papel em branco. COMEÇAR É O PASSO MAIS DIFÍCIL . ACREDITE! Depois disso você vai conquistar mais confiança e vai querer ousar e usar essa borracha como algo mais. O erro já não será o foco e, sim, as possibilidades! A partir daí, a borracha pode virar um... Ahhhhh, confiança será seu novo nome! Você terá orgulho do que é capaz de fazer e vai seguir. Nesse momento, você vai reconhecer que a borracha sozinha, da forma como ela é, já não é mais suficiente. Não, você não vai parar de errar! Mas a Sabedoria da borracha vai continuar ao seu lado. Haverá muito mais chances de ir além, de ampliar e de testar seus limites. ​ O passo seguinte será juntar suas ideias com as ideias de outras pessoas , porque conseguimos fazer coisas a sós, mas fazemos muito mais em dupla ou em grupo. No começo vai ser algo simples, nada muito sofisticado. Afinal, estamos acumulando experiências e desenvolvendo competências . ​ O mais incrível é que, como porta-recados por exemplo, esse objeto nem mesmo precisará estampar uma mensagem. Sua plena existência dirá a você: parabéns, você criou algo completamente novo , com recursos e habilidades que há pouco nem sabia que estavam disponíveis! ​ Pode ser que a velha e conhecida borracha se junte a um simples clipe de papel. Ideias unidas, um objetivo em mente. Nascerá algo mais elaborado e significativo: um porta-recados, talvez um porta-retratos, uma paleta para tocar violão. Sucesso! Acabou? Claro que não! Você é uma pessoa inovadora e inquieta. Entre uma noite de sono e outra, ou entre as refeições, você aceitará novos desafios. ​ Mas a consciência da sua capacidade criativa vai ser tamanha que, depois de respirar 2024 vezes, você perceberá que a aurora das melhores soluções são as mais simples . E você voltará para a borracha no seu estado mais puro (sem capinhas, sem desenhos, sem glitter). ​ E será nesse momento sublime que algo transformador e muito poderoso vai acontecer! ​ Com uma precisão incrível e firmeza em suas ações, você vai tirar os excessos da borracha e deixá-la somente com sua essência (sem mais, nem menos). ​ O que no começo serviu para encorajar você, vai se transmutar, vai ganhar nova forma e virar um carimbo para ajudar você a deixar sua marca no mundo . ​ Afinal, esse é o propósito da Sabedoria da borracha: encontrar, apoiar e ser instrumento para que você promova transformações magníficas. ​ Estarei sempre com você! A Borracha

  • Como funciona | Aurora Laboratório de Inovação

    Como funciona Para realizar os seus objetivos, o Laboratório utilizará métodos ágeis e práticas colaborativas, principalmente com base na abordagem multidisciplinar do Design thinking, que nos estimula a enxergar problemas e desenvolver soluções sob a perspectiva central do usuário. ​ E como isso funciona na prática? Dentro dessa abordagem, o processo criativo pode ser estruturado em etapas representadas na forma de um duplo diamante: Fonte: Modelo original do Design Council do Reino Unido A escolha da figura de um duplo diamante se dá pela natureza divergente e convergente das atividades realizadas ao longo do processo. Dessa forma, em cada diamante, haverá um momento de divergência, no qual serão levantados dados e pensadas soluções, e um momento de convergência, em que será preciso delimitar o escopo e fazer escolhas. ​ Quanto às etapas do processo, parte-se de uma noção do problema, de um desafio inicial. Como ainda não há grande clareza sobre o problema a ser enfrentado, é preciso explorar ao máximo o contexto, levantando a maior quantidade de dados e informações, a fim de expandir o entendimento de todos os envolvidos. Assim, essa etapa 1 do duplo diamante, denominada Descoberta, é a fase da empatia, o momento de compreender o usuário, a sua visão de mundo, o que ele sente e como realiza as suas atividades. A etapa 2 do duplo diamante envolve uma análise detida de todos os dados levantados, bem como dos insights das descobertas realizadas, a fim de se convergir para a delimitação do problema a ser solucionado. Assim que o problema for definido com maior clareza, podemos avançar para a etapa 3, de elaboração da solução. Esse é o momento das oficinas de ideação, isto é, de geração de ideias, não com o objetivo de encontrar a ideia perfeita, mas de criar o máximo de ideias possíveis, sem críticas ou julgamentos. Por fim, adentramos na etapa 4, de entrega, na qual selecionaremos as melhores ideias e desenvolveremos protótipos, que serão levados aos usuários para recebimento de feedback, isto é, para verificar o que funcionou e o que precisa ser modificado. Esse processo de testes e avaliações será repetido até que se encontre uma resposta capaz de solucionar de forma efetiva o problema enfrentado. Lembramos que as etapas desse processo não são rígidas, sendo possível retrocedê-las ou repeti-las quantas vezes for necessário para se desenvolver uma solução que efetivamente atenda às necessidades do usuário. ​ ​

  • Galeria | Aurora

    Galeria Aurora Curadoria de Inovação Janeiro - Dezembro 2024 Coleções Lentes do Usuário: Visões Centradas Fevereiro ​ "Lentes do Usuário" é um convite para ouvir e inovar. Explore a perspectiva do usuário, moldando ações e design com empatia e insight. Espelho da Alma: A Jornada da Empatia "Espelho da Alma" é uma oportunidade para aprender, crescer e conectar-se. Mergulhe nesta experiência empática. Janeiro Horizontes Mutáveis Abril ​ "Horizontes Mutáveis" abraça a transformação e a flexibilidade na era das mudanças constantes. Cada seleção é um chamado a reflexão e inspirações se entrelaçam para desbravar novos horizontes. "Sinfonia Colaborativa" celebra a essência da colaboração no coração da inovação. Cada obra selecionada é uma homenagem á sinergia criativa que nasce quando mentes e talentos se unem em busca de um objetivo comum. Março Sinfonia Colaborativa Próximas Exposições Maio Criatividade Junho Agilidade Julho Acessibilidade Agosto Diversidade Setembro Experimentação Outubro Foco em Resultado Novembro Sustentabilidade Dezembro Melhoria Contínua

  • Conheça outros laboratórios | Aurora

    Conheça outros Laboratórios https://www.oecd-opsi.org/ http://www.jfsp.jus.br/inovajusp/ https://www2.jfrs.jus.br/inovatche/ https://www.jfpr.jus.br/laboratorio-de-inovacao/apresentacao/ https://www.trf3.jus.br/adeg/governanca-e-estrategia/laboratorio-de-inovacao-do-trf3a-regiao/ www.tjrs.jus.br/labee9 www.tjrs.jus.br/labee9 http://gnova.enap.gov.br/pt/lab http://gnova.enap.gov.br/pt/lab https://dccstudio.wordpress.com/ https://oecd-opsi.org/ https://www.losangelesinnovates.com/about https://www.nesta.org.uk/feature/innovation-methods/public-and-social-labs/ https://labcd.mx/ http://mobilab.prefeitura.sp.gov.br/ https://www.innovation.sfgov.org/ http://longbeach.gov/iteam/ http://lab.gob.cl/ https://www.boston.gov/departments/new-urban-mechanics https://www.marsdd.com/ https://www.tacsi.org.au/

  • evento de lancamento | Aurora

    Evento de lançamento do Aurora SOBRE O LANÇAMENTO DO AURORA ​ LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TJDFT Fala da Alta Administração do TJDFT: ​ Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva; Primeira Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito; Segunda Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Sandra De Santis Mendes de Farias Mello; Corregedora da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias. Vídeo de lançamento do Aurora: ​ Roteiro: Adelyse Morais Lopes (Aurora); Animação: Roberta Bontempo Lima (Assessoria de Comunicação Social - ACS); Locução: Nayara Corrêia Pessoa (Subsecretaria de Gestão Integrada de Pessoas - SUGIP). Apresentação da marca do Aurora: ​ Criação da marca, concepção e realização do vídeo de apresentação: Roberta Bontempo Lima (Assessoria de Comunicação Social - ACS). Projeto do espaço físico do Aurora: ​ Projeto: Sandra Mércia Ferreira Henriques de Souza (Posto de Gestão de Leiautes - PGL); Imagens: Zanata Martins de Deus (Posto de Gestão de Leiautes - PGL); Texto: Aurora; Locução: Adelyse Morais Lopes (Aurora). ​ ​ Making of: ​ Produção: Equipe Aurora; Montagem: Haika Mendes de Amorim (Serviço de Gestão de Projetos Institucionais - SERGEP). Íntegra do evento de lançamento do Aurora, com tradução em libras: ​ Apresentação: Noêmia Collona dos Santos (Escola de Formação Judiciária do TJDFT) e equipe Aurora; Talk show: Juiz Jayder Ramos de Araújo e Juiz José Faustino Macêdo de Souza Ferreira; Produção: Equipe Aurora e Escola de Formação Judiciária do TJDFT; Intérpretes de libras: Marina Aparecida Moraes Messias e Welington Messias. ​ ​ Leia aqui as matérias sobre o lançamento do Aurora publicadas pela Assessoria de Comunicação Social do TJDFT

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