imagem: céu em tons laranja com o nascer do sol entre nuvens

Seja + simples (tirinhas)

A campanha Seja+simples foi lançada no TJDFT em 13/10/2021, em homenagem ao Dia Internacional da Linguagem Simples. O objetivo é chamar atenção para situações que acontecem no dia a dia do Tribunal e mostrar como pequenas alterações no texto ou substituições de palavras podem facilitar a comunicação com o público.

Fica o agradecimento especial à Ludmila Pereira de Souza do Couto Maciel, servidora do TJDFT que se inscreveu no formulário Revele o seu talento e, de forma voluntária, produz a arte das tirinhas!

Conheça aqui o Programa TJDFT+simples, que visa disseminar a adoção da Linguagem Simples e do Direito Visual no TJDFT.

13/10/2021 - Autos e processos

Tirinhas 1.png

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de duas pessoas conversando. Texto: O que disseram. Oi, eu queria saber do meu processo. Sim, claro! Qual o número dos autos? Quadro 2: ilustração de uma mão segurando um papel com um número. Texto: O que entenderam. Ih, não sei não. Só tenho o número do processo. Serve? Quadro 3. Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros ou específicos de uma profissão. Que tal dizer: qual o número do processo? Quadro 4: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

20/10/2021 - Contestação

Tirinhas 2.png

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes vermelho. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma pessoa falando ao telefone e ao fundo a logomarca do TJDFT. Texto: O que disseram. O juiz abriu prazo para contestação. Quadro 2: ilustração de uma pessoa. Ela está confusa e segura um telefone na mão. Texto: O que entenderam. Com... o quê? Com... tex... Quadro 3. Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros ou específicos de uma profissão. Que tal dizer: O juiz abriu prazo para você apresentar a sua defesa. Quadro 4: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Para saber mais, acesse Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT +simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

27/10/2021 - Siglas

Tirinhas 3.png

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes laranja. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração simula um atendimento por meio do Balcão Virtual do TJDFT. Uma servidora do tribunal e um cidadão conversam. Texto: Só o NPJ pode fazer esse pedido no PJe para o senhor. Quadro 2: ilustração mostra detalhes do rosto do cidadão. Ele parece confuso. Texto: NPJ? PJe? Quanta sigla! Não sei o que fazer. Quadro 3. Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros ou específicos de uma profissão. Que tal dizer: Só o Núcleo de Prática Jurídica pode acessar o sistema do processo eletrônico e fazer esse pedido para o senhor. Quadro 4: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

4/11/2021 - Frases curtas

Tirinhas 4.png

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes laranja. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um mão segurando vários papeis. Na primeira folha há o símbolo da justiça. Texto: DETERMINA ao Sr. Oficial de Justiça a quem for este distribuído, indo assinado eletronicamente, nos termos do artigo 385, §1º, do CPC/2015, que, em seu cumprimento, proceda a INTIMAÇÃO de Nome, CPF, para prestar depoimento pessoal na Audiência de Instrução e Julgamento, designada para o seguinte dia e horário: 10/03/2021 às 14:00. Quadro 2: quadro dividido em três partes. Na primeira parte há uma ilustração de uma pessoa que lê os papéis. Ao fundo há um relógio marcando 4horas e 30 minutos. Na segunda parte, a ilustração da pessoa se repete. Ao fundo está o sol. Um relógio marca 13 horas. A ilustração da pessoa se repete na terceira parte do quadro. Ao fundo, aparece a lua e o relógio marca 18 horas. Texto: Lendo... ainda lendo... Continua lendo e ainda não sabe o que fazer. Quadro 3. Texto: Seja mais simples. Escreva frases curtas. Prefira frases curtas e diretas, com cerca de 20 palavras. Que tal dizer: Intime Nome, CPF, para prestar Depoimento pessoal na Audiência de Instrução e Julgamento designada para dia 10/3/2021 às 14h. Quadro 4: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Para saber mais, acesse Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT +simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

10/11/2021 - Reuniões

Tirinhas 5.png

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes laranja. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um homem de terno fazendo uma apresentação. Ao fundo há um quadro com gráficos. Balão de fala 1: As atividades de hoje são revisar o briefing e finalizar o case do projeto de acesso à justiça. Balão de fala 2: O deadline está terminando e precisamos enviar o template para os gestores. Quadro 2: Pessoas em suas mesas e cadeiras acompanhando a apresentação. As expressões faciais são de confusão e surpresa. Balão de fala 1: Acho que já ouvi algumas dessas palavras antes. Balão de fala 2: Não entendo. Balão de fala 3: Brífim? Balão de fala 4: O que será que eu preciso fazer? Quadro 3: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Que tal dizer. Balão de fala 1: As atividades de hoje são revisar o roteiro e finalizar a apresentação dos resultados do projeto de acesso à justiça. Balão de fala 2: O prazo de entrega está terminando e precisamos enviar o modelo aos gestores. Quadro 4: Texto: Seja mais simples! 1 – use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros ou específicos de uma profissão. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

17/11/2021 - Palavras neutras

Tirinhas 6.png

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes laranja. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma senhora assistindo ao noticiário na TV. Uma jornalista está falando. Balão de fala: Se o senhor é idoso ou a senhora está gestante, terá prioridade no atendimento. Quadro 2: Close do rosto da senhora que assiste ao noticiário. Ela está com cara de preocupada. Ao fundo há quadros com flores e um vaso com flor. Alguém conversa com a senhora. Balão de fala 1: Vai ser atendida dessa vez, vó? Balão de fala 2: Ainda não. Primeiro vão atender grávidas e depois seu avô. Quadro 3: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Que tal dizer. Balão de fala: As pessoas idosas e as gestantes terão prioridade no atendimento. Quadro 5: Texto: Seja mais simples! 5 - Não use termos discriminatórios ou pejorativos. O ideal é usar os dois gêneros, plural indefinido ou termos neutros. Para saber mais, acesse Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT+ Simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

24/11/2021 - Verbos de ação

Tirinhas 7.png

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes laranja. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um notebook e uma mão em cima do teclado. Na tela do computador está escrito: Como solicitar um serviço? Embaixo da frase há um botão com o texto: Pesquisar. O cursor do mouse está em cima do botão. Quadro 2: ilustração do notebook. Na tela do computador está escrito: A abertura de solicitação de serviço depende do preenchimento do formulário e do encaminhamento dos documentos via sistema. Quadro 3: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Que tal dizer. Balão de fala: Como solicitar um serviço: 1 – preencha o formulário; 2 – encaminhe os documentos pelo sistema. As pessoas idosas e as gestantes terão prioridade no atendimento. Quadro 4: Texto: Use verbo para expressar ação. Isso ajuda a deixar claro o que as pessoas devem fazer depois de lerem o texto. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

2/12/2021 - Concluso

Tirinhas 8.png

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de duas pessoas conversando ao telefone. Uma é servidora do TJDFT e outra é uma cidadã. Balão de diálogo 1: Seu processo está concluso, senhora. Balão de diálogo 2: Ah, tá bom. Obrigada! Quadro 2: Da cidadã chegando ao balcão de atendimento da Vara. Uma servidora está no local. Balão de diálogo 3: Olá! Em que posso ajudá-la? Balão de diálogo 4: Eu vim falar com o Cluso. Meu processo está com ele. Quadro 3: Ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Que tal dizer: O processo aguarda a decisão do juiz ou da juíza. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite termos específicos de uma profissão. Para saber mais, acesse: Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT +simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

9/12/2021 - Vossa Senhoria

VossaSenhoria_8dez_H.png

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma mão segurando uma folha onde está escrito: O juízo determina a Vossa Senhoria que compareça à audiência de conciliação. Quadro 2: Ilustração de um homem com expressão de reflexão. Balão de pensamento com o texto: Será que Vossa Senhoria sou eu? Quadro 3: Ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Que tal dizer: Balão de diálogo 1: O juízo determina que você ​compareça à audiência de conciliação. Expressão OU entre os balões de diálogo. Balão de diálogo 2: Compareça à audiência de conciliação. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite termos específicos de uma profissão. Para saber simplificar mais, acesse: Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT +simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

16/12/2021 - Assistido

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um notebook com as seguintes opções na tela: 1) Solicitante não assistido, 2) Solicitante assistido pela Defensoria Pública, 3) Solicitante assistido por advogado particular. Quadro 2: Ilustração de uma mulher, em frente ao notebook. Balão de pensamento: Assistido? Assistir onde? Balão de diálogo 1: Será que preciso de um advogado para preencher isso? Balão de diálogo 2: E se eu clicar errado? Quadro 3: Texto: Que tal dizer. Ilustração de um notebook com as seguintes opções na tela:1) Não tenho advogado, 2) Serei acompanhado pela Defensoria Pública, 2) Tenho advogado. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite termos específicos de uma profissão. Para saber simplificar mais, acesse: Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT +simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

12/01/2022 - Dificuldade de compreensão

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes laranja. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma mão segurando um celular. Na tela do aparelho há uma conversa. Texto: A senhora compreendeu? Não. Qual parte a senhora não compreendeu? Desculpa. Tudo. Quadro 2: Texto: Esse é um trecho de uma conversa que aconteceu entre um oficial de justiça e uma parte em novembro de 2021. A parte recebeu uma intimação e não entendeu o que estava escrito. Esse é mais um motivo para investir e se dedicar à linguagem simples. Pelo direito de todos de entender, acessar seus direitos e cumprir suas obrigações. Quadro 3: Conheça nossos materiais e Seja mais simples! Acesso em Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT+simples. Imagem da capa de três manuais. Quadro 4: Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua 2022.

20/01/2022 - Foco no usuário

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma moça sendo iluminada por um refletor. Ela sorri. Balão de conversa com o texto: A orientação mais importante da Linguagem Simples é: Foco no usuário. Quadro 2: Texto: Então, quando você tiver algo para comunicar.... Ilustração de um papel com o texto: O serviço está disponível, inclusive de forma on-line, bastando proceder ao recolhimento dos emolumentos pertinentes. Quadro 3: Texto: Escolha palavras que possam ser mais conhecidas pelo seu público. Balões de conversa com as palavras: troco, taxa, importância, tarifa, ônus, pagamento, custo, quantia, montante, preço, grana, valor. Quadro 4: Seja mais simples! Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em https://intranet2.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/tjdft-.... Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

28/01/2022 - Economia processual

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um folha de papel e uma caneta amarela. Texto: Considerando que o exequente não localizou bens passíveis de penhora e que esta Corte dispõe de ferramentas eletrônicas que podem auxiliar no cumprimento desta demanda, determino a pesquisa de bens nos demais sistemas informatizados disponíveis neste Juízo (RENAJUD, INFOJUD). O termo “pesquisa de bens” está destacado de amarelo. Quadro 2: Ilustração de um rosto com um olho piscando e dois balões de diálogo. Texto: Quando usamos Linguagem Simples, também contribuímos para a economia processual. Nossos textos ficam mais objetivos e nossos processos ficam menos volumosos. Isso vale para todos os tipos de processos, inclusive administrativos. Quadro 3: Ilustração de um papel com o símbolo da Justiça no canto superior esquerdo. Texto: Determino a pesquisa nos sistemas Renajud e Infojud. Quadro 4: Texto: Seja mais simples! Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT+simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

03/02/2022 - Patrono

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma mão segurando um celular. Na tela tem uma conversa. Texto: Vai ter nova audiência, é isso? No prazo de 10 dias. Foi o que entendi. Novo patrono quer dizer uma nova audiência? Quadro 2: Ilustração de uma mão segurando um documento. Texto no topo do quadro: A mensagem dizia. Texto no documento: Intime a parte para que, no prazo de 10 dias, constitua novo patrono. Quadro 3: Ilustração de um rosto piscando m olho. Texto: Que tal dizer: Informe o nome do(a) seu(sua) advogado(a) no prazo de 5 (cinco) dias úteis. Quadro 4: Texto: Seja mais simples! Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet, Institucional, Comunica. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

10/02/2022 - Pedido Deferido

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um juiz com um malhete na mão. Balão de diálogo: Pedido deferido. Quadro 2: Ilustração de uma mulher com dois passarinhos ao seu redor sugestionando suas conclusões. Balão de diálogo passarinho 1: Isso é bom? Balão de diálogo passarinho 2: Isso é ruim? Quadro 3: Texto: Ilustração de um mulher no canto direito inferior. Texto: Que tal dizer? Balão de diálogo: pedido concedido. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

18/02/2022 - Direito de Comunicar

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um juiz e um advogado. Balão de diálogo 1 : Boa tarde, Doutor Luís! Balão de diálogo 2: Boa tarde, Excelência! Texto: Somos pessoas diferentes... Quadro 2: Ilustração de uma desembargadora e um desembargador. Balão de diálogo: Boa tarde, Excelência! Balão de diálogo 2: Boa tarde, Excelência! Texto: ...às vezes com papéis semelhantes. Quadro 3: Ilustração de um desembargador e uma mulher. Balão de diálogo 1: Boa tarde, Dona Lúcia. Balão de diálogo 2: Boa tarde, Doutor Clóvis. Texto: Mas com o mesmo direito de se comunicar. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.

24/02/2022 - Vários nomes

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma pessoa. Texto: Eles me chamam de: réu, exequente, autor, litigante, executado. Quadro 2: Texto: Pessoa que faz parte do processo judicial. Infográfico com as seguintes informações: Quem processa alguém é: autor, exequente. Quem responde a um processo é: réu, executado. Setas ligam as palavras autor, exequente, réu, executado à palavra litigante. Texto: Chame também de: você, senhor ou senhora, nome próprio. Os nomes variam de acordo com o tipo de processo. Quadro 3: Ilustração de uma pessoa. Texto: Prefira dirigir-se às partes por: você, senhor ou senhora, nome próprio.Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.

20/04/2022 - Sílvio

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de duas pessoas ao telefone. Balão de diálogo pessoa 1: 31ª Vara Cível, boa tarde. Balão de diálogo pessoa 2: Boa tarde, Sílvio. Quadro 2: ilustração de duas pessoas ao telefone. Balão de diálogo pessoa 1: Não, senhora. É 31ª Vara Cível. Meu nome é Rodrigo. Balão de diálogo pessoa 2: Ah, desculpe! Oi, Rodrigo. Eu queria saber do meu processo. Quadro 3: Ilustração de uma pessoa. Balão de diálogo 1: Essa é só uma brincadeira (inspirada em fatos reais). Mas pense bem: uma palavra comum pra você já foi problema para outra pessoa? Balão de diálogo 2: A comunicação só é efetiva quando todas as pessoas envolvidas entendem o que está sendo dito. Balão de diálogo 3: Repetir e explicar é sempre uma solução. Mas quanto tempo e trabalho é desperdiçado nisso? Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.