top of page

Seja + simples (tirinhas)

A campanha Seja+simples foi lançada no TJDFT em 13/10/2021, em homenagem ao Dia Internacional da Linguagem Simples. O objetivo é chamar atenção para situações que acontecem no dia a dia do Tribunal e mostrar como pequenas alterações no texto ou substituições de palavras podem facilitar a comunicação com o público.

Fica o agradecimento especial à Ludmila Pereira de Souza do Couto Maciel, servidora do TJDFT que se inscreveu no formulário Revele o seu talento e, de forma voluntária, produz a arte das tirinhas!

Conheça o Programa TJDFT+simples, que visa disseminar a adoção da Linguagem Simples e do Direito Visual no TJDFT.

Acessibilidade em pauta! Toda as tirinhas possuem audiodescrição nas imagens, que pode ser lida por leitores de tela. A audiodescrição é uma ferramenta de acessibilidade para a compreensão de imagens e voltada para pessoas com deficiência visual. O recurso de descrever imagens também beneficia idosos, pessoas com deficiência intelectual, dislexia ou daltônicos.

Nesta página, estão as tirinhas de 2021 e 2022. Conheça também as tirinhas de 2023 e de 2024.

Autos e processos

Conheça a primeira tirinha Autos e processos que foi publicada em 13/10/21 e o modelo da sua audiodescrição.

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de duas pessoas conversando. Texto: O que disseram. Oi, eu queria saber do meu processo. Sim, claro! Qual o número dos autos? Quadro 2: ilustração de uma mão segurando um papel com um número. Texto: O que entenderam. Ih, não sei não. Só tenho o número do processo. Serve? Quadro 3. Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros ou específicos de uma profissão. Que tal dizer: qual o número do processo? Quadro 4: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de duas pessoas conversando. Texto: O que disseram. Oi, eu queria saber do meu processo. Sim, claro! Qual o número dos autos? Quadro 2: ilustração de uma mão segurando um papel com um número. Texto: O que entenderam. Ih, não sei não. Só tenho o número do processo. Serve? Quadro 3. Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros ou específicos de uma profissão. Que tal dizer: qual o número do processo? Quadro 4: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.

01/12/2022 - Arrolar

Arrolar
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma tela do PJe com a seguinte mensagem: O Juízo abriu o prazo de 15 (quinze) dias para o réu arrolar testemunhas. Quadro 2: Ilustração de uma pessoa, identificada como parte do processo, empurrando uma pessoa, identificada como testemunha, dentro de um pneu. No alto, à direita, uma placa com o nome Justiça e uma seta vermelha. Quadro 3: Rosto de pessoa piscando o olho. Balão de diálogo 1: O Juízo abriu o prazo de 15 (quinze) dias para o réu indicar testemunhas.  Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT + simples Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

26/10/2022 - Incompetente

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: pessoas em uma sala de audiência: Balão de diálogo do juiz: Assim, deixo de julgar a questão por ser incompetente. Quadro 2: Advogado e cliente conversam. Balão de diálogo do cliente: Além de não julgar o meu processo, ainda disse que é incompetente. E agora? Quadro 3: Rosto de pessoa piscando um olho. Balão de diálogo: Nem tudo precisa ou pode ser comunicado com Linguagem Simples. Nesses casos, podemos acrescentar explicações ou usar recursos alternativos. Abaixo, advogado e jurisdicionado aparecem na sala de audiência. Advogado conversa com seu cliente. Balão de diálogo do advogado: Ser incompetente significa que o juiz não pode analisar seu processo porque o assunto é de outra vara. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT + simples em Intranet < Institucional < Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

19/10/2022 - Logradouro

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma pessoa atendendo outra num balcão. Balão de diálogo 1: Como está meu processo? Encontrou o devedor? Balão de diálogo 2: Deu endereço não localizado. Vai ter que indicar novo logradouro. Quadro 2: Ilustração de uma pessoa imaginando algumas barras de ouro. Balão de pensamento: Loga... o quê? Ouro? Quadro 3: Rosto de pessoa piscando o olho. Balão de diálogo: Tudo bem não repetir palavras. Mas tenha certeza de que as pessoas irão entender o que você diz e o que precisa ser feito. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT + simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

05/10/2022 - Tradutora

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma tela de computador com duas pessoas em videoconferência: um CEO e uma tradutora. Balão de diálogo pessoa 1: Hoje nossa reunião será facilitada pela senhora Clarice. Balão de diálogo pessoa 2: Olá, sou tradutora há 15 anos. Espero ajudar vocês a falarem a mesma língua. Quadro 2: Ilustração de uma tela de computador com seis pessoas em videoconferência, cada uma com uma especialidade: informática, marketing, orçamento, jurídico, saúde, engenharia. Quadro 3: Rosto de pessoa piscando o olho. Balão de diálogo 1: A linguagem simples também melhora a comunicação entre pessoas com alto grau de escolaridade. Balão de diálogo 2: Faça o teste e comprove.  Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT + simples Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

28/09/2022 - Vista dos autos

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma mão segurando um celular com o texto: Dê-se vista dos autos pelo prazo de 5 (cinco) dias. Balão de diálogo: Está falando alguma coisa sobre vista e alto. Quadro 2: Ilustração de uma pessoa imaginando uma princesa no alto de uma torre. Quadro 3: Rosto de pessoa piscando o olho. Texto: Que tal dizer? Balão de diálogo 1: Dê o prazo de 5 (cinco) dias para as partes tomarem ciência do processo. Balão de diálogo 2: Abro o prazo de 5 (cinco) dias para as partes tomarem ciência do processo. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT + simples Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

21/09/2022 - Revisão

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma mão segurando uma folha com o texto: Esse Lentíssimo Senhor Doutor. Quadro 2: Ilustração de uma pessoa lendo o documento pensativa. No balão de pensamento, uma tartaruga e um bicho preguiça. Quadro 3: Ilustração de uma pessoa piscando. Balão de diálogo 1: Conheça o guia rápido “Como simplificar documentos” e escreva textos com excelência. Ao lado da pessoa, imagem do guia. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT + simples Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
Consoante

14/09/2022 - Consoante

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma pessoa no palco, à frente de uma plateia. Balão de diálogo: Consoante o exposto, vamos às dúvidas do público. Quadro 2: Ilustração de uma pessoa pensativa. Num balão de pensamento, várias letras: vogais e consoantes. As vogais estão circuladas e cortadas em vermelho. Quadro 3: Ilustração de uma pessoa piscando. Balão de diálogo 1: Conforme o exposto, vamos às dúvidas do público. Balão de diálogo 2: De acordo com o que foi dito, vamos às dúvidas do público. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT + simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

09/09/2022 - Termos Pejorativos

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Duas pessoas conversam. Ao fundo há um painel com gráficos. Balão de diálogo 1: Então, você pode nos ajudar com esse projeto? Balão de diálogo 2: Não, sinto muito! Nossa equipe não tem braço pra isso agora. Quadro 2: Outras duas pessoas conversam. Balão de diálogo 1: Sabe o que aconteceu com o relatório? Balão de diálogo 2: Não. Perguntei ao gerente e ele deu uma de João sem braço. Quadro 3: Seja mais simples. Rosto piscando um olho. Balão de diálogo: fazer referência a uma característica física de forma pejorativa reforça uma ideia errada de que as pessoas com deficiência são menos capazes. Quadro 4: Texto: Que tal dizer: “Nossa equipe já está comprometida com outros projetos. Perguntei ao gerente e ele se fez de desentendido.” Para simplificar mais acesse a página do TJDFT+simples em Intranet/Institucional/Comunica. Logomarca do TJDFT+simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

31/08/2022 - É festa

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Balão de diálogo: E aí? O que diz? Enquanto isso, uma mão segura uma folha de papel com o texto: O credor inadimpliu o acordo celebrado. Quadro 2: Pessoa com caracóis no lugar dos olhos. Ela segura a folha de papel. Balão de diálogo: Alguma coisa sobre uma festa... Quadro 3: Rosto de uma pessoa piscando um olho. Balão de diálogo: Que tal dizer: O devedor não cumpriu o acordo? Texto informativo: 63% da população brasileira tem dificuldade para ler e entender textos*. A grande maioria seleciona palavras para tentar entender a mensagem. Legenda do asterisco: Indicador de Analfabetismo Funcional – INAF Brasil 2018. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT + simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

24/08/2022 - Chama para a ação

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Texto “O acesso ao processo pode ser feito pelo endereço eletrônico e número do documento localizados no rodapé da página.” Uma mão segura uma caneta vermelha. O texto “o acesso” está circulado. Quadro 2: Texto “Acesse o processo pelo endereço eletrônico e número do documento localizados no rodapé da página.” Uma mão segura uma caneta vermelha. O texto “Acesse” está escrito em vermelho. Quadro 3: Rosto piscando um olho e um balão de diálogo. “Verbos mostram às pessoas o que fazer após ler o texto". Quadro 4: Texto Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

17/08/2022 - Pro rata

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Texto “As custas do processo serão divididas pro rata.” Quadro 2: Uma rata sorridente com cifrões nos olhos. Abaixo dela há três sacos de dinheiro. Balão de diálogo: A favor da rata? Quadro 3: Texto “Que tal dizer?”. Rosto piscando um olho e um balão de diálogo. “As custas do processo serão divididas de forma proporcional.” Quadro 4: Texto Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT +simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

28/07/2022 - Multa

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma pessoa de cabelos curtos. Sua expressão facial parece de confusão. Balão de diálogo: Vou fazer um manual. Preciso escolher um ícone. Qual é a melhor opção para representar uma multa? Quadro 2: ilustração de nove ícones, com referências monetárias, organizados em linhas e colunas. Quadro 3: Ilustração de uma pessoa piscando um olho. Balão de diálogo 1: Muitas opções? Ficou com dúvida sobre o que escolher? Balão de diálogo 2: Foi para facilitar essa escolha que o TJDFT criou o Glossário de ícones. Balão de diálogo 3: Com ícones já pré-definidos, fica mais fácil identificar os assuntos e também manter um padrão visual nas nossas comunicações. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT + simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

21/07/2022 - Ícone

história em quadrinhos ilustrada.Quadro1:Diálogo Pessoa1:Não gosto de ícones.Pessoa2:Como assim você não gosta de ícones?Do que está falando?Pessoa1:Os documentos perdem a seriedade.Parecem coisa de criança.Pessoa2:Isso pode até pode acontecer,mas só quando ícones não são usados de forma adequada.Pessoa1:Hahaha, essa é boa!Duvido que você consiga me mostrar algo bom,oficial e que tenha ícones.Pessoa2:Que tal isso.Quadro2:Ícone criado pela ONUque representa o ODSnº16.ícone quadrado formado por fundo azul, número 16,texto “Paz,Justiça e Instituições eficazes” e pomba com um galho no bico,emcima de um martelo da justiça,em branco.Quadro3:Rosto piscando um olho.texto: Você sabia que o cérebro humano entende imagens 60 mil vezes mais rápido do que entende textos?Épor isso que usar ícones,gráficos,tabelas e elementos visuais em geral ajuda a transmitir uma mensagem de forma mais fácil e interessante e acessível.Quadro4:Texto Sejamaissimples.Logo do TJDFT+simples e slogan:falamos a sua língua
Licença Creative Commons

06/07/2022 - Como começar

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma pessoa. Ela está de olhos arregalados e há uma gora de suor na lateral do seu rosto. Balão de pensamento 1: Eu queria escrever em Linguagem Simples. Balão de pensamento 2: Assim meu texto seria entendido por mais pessoas. Balão de pensamento 3: Mas nem sei por onde começar... Quadro 2: Ilustração de uma pessoa. Ela pisca um olho. Balão de diálogo 1: Quer uma dica? Balão de diálogo 2: Seja mais Simples! Quadro 3: Balão de diálogo: Aproveite nossos: manuais, glossário de ícones, quadrinhos com dicas práticas, página na intranet, comunidade no Yammer. Tudo para fazer sua comunicação cada vez mais clara e acessível! Quadro 4: logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua. 
Licença Creative Commons

28/06/2022 - Ab ovo

Ab ovo
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Um púlpito com um botão. No alto, à esquerda, um cronômetro contando o tempo. Balão de diálogo: A expressão “ab ovo” significa: Quadro 2: Três mãos tentam apertar o balão do púlpito. Balão de diálogo 1: Abre o ovo. Balão de diálogo 2: Nada. Está faltando uma letra. Balão de diálogo 3: Ovo frito! Quadro 3: Ilustração de uma pessoa. Balão de diálogo: O estado emocional de uma pessoa pode influenciar em como ela entende a mensagem. Use palavras simples e evite confusões na comunicação. Texto: Ab ovo é uma expressão latina que quer dizer “desde o princípio”. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a comunidade do TJDFT + simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
Assinada

21/06/2022 - Assinada

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Uma caneta e uma folha de papel com o seguinte texto: A procuração deve ser firmada (texto tachado), referendada (texto tachado), rubricada (texto tachado). Quadro 2: Uma caneta e uma folha de papel com o seguinte texto: celebrada (texto tachado), subscrita (texto tachado), três pontinhos. Quadro 3: Texto: Que tal dizer? Ilustração de uma pessoa. Balão de diálogo: A procuração deve ser assinada. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT + simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

15/06/2022 - Elidir

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Poço dos desejos. Três mãos jogam moedas e fazem pedidos. Balão de diálogo 1: Eu desejo viajar o mundo. Balão de diálogo 2: Eu desejo ser uma cantora de sucesso! Balão de diálogo 3: Eu desejo elidir a liminar! Quadro 2: Ilustração de uma pessoa assustada, uma pessoa se questionando, uma pessoa sorrindo. Quadro 3: Texto: Que tal dizer? Ilustração de uma pessoa. Balão de diálogo 1: Suspender a decisão. Balão de diálogo 2: Suspender a decisão que manda desocupar o imóvel. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT + simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

01/06/2022 - Prescindir

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Estudante sentado à mesa com alguns livros. No alto, à esquerda um calendário do mês de maio com o dia 29 destacado em vermelho. À direita, o texto: concurso do TJDFT. Qual é o maior medo do candidato? Quadro 2: 4 balões de diálogo. Balão 1: Dar branco e não responder a questão. Balão 2: Perder a hora! Balão 3: A prova de informática. Balão 4: Questão com a palavra prescindir. Quadro 3: Texto: Que tal dizer? Ilustração de uma pessoa. Balão de diálogo: Dispensar; não precisar de. Uma comunicação simples e eficiente dispensa formalidades. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT + simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

25/05/2022 - Adivinhação

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Letreiro com o título: Show de Adivinhação. Ilustração de um animador à frente com uma plateia ao fundo.  Balão de diálogo: Valendo troféu “Linguagem técnica 2022”. Quadro 2: Card colorido com uma pergunta e quatro opções de resposta. A pergunta é  Qual o termo jurídico para “quitar a dívida”. As opções de respostas são: a) pulga na amora, b) purgar a mora,  c) pular a tora e d) bola fora. A opção b está sombreada de amarelo. Quadro 3: Texto: Que tal dizer? Ilustração de uma pessoa. Balão de diálogo: Linguagem simples não combina com adivinhação. Use palavras conhecidas para se comunicar e garantir que seu público irá compreender a mensagem. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a Comunidade do TJDFT + simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

17/05/2022 - Depósito

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: 5 balões de diálogo indicam uma conversa. Balão 1: Recebi uma carta da justiça. Balão 2: É? E o que ela diz? Balão 3: Que eu tenho que fazer uma coisa. Balão 4: E você já fez? Balão 5: Não, não consigo. Diz que tenho que levantar um depósito. Quadro 2: ilustração de um super herói levantando um edifício de depósito. Quadro 3: Texto: Que tal dizer? Ilustração de uma pessoa. Balão de diálogo: Receba o valor que a parte autora depositou em juízo. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT + simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

10/05/2022 - Suspense

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um espaço gramado com uma árvore, um banco para sentar-se e uma biblioteca pública ao fundo. Quadro 2: ilustração de uma estante de livros de suspense com os seguintes títulos: error in Judicando, In dubio pro reo, In albis. Quadro 3: Texto: 2 - Use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros e termos específicos da sua profissão. Ilustração de uma pessoa. Balão de diálogo: Que tal escrever: erro de julgamento, a favor do réu, sem manifestação. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT + simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

03/05/2022 - Documento de identificação

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um notebook com o seguinte texto: Advertência: É obrigatória a apresentação de documento de identificação. Quadro 2: ilustração de uma mulher com o balão de diálogo: Vale carteirinha de faculdade? Ilustração de outra mulher com o balão de diálogo: Perdi meu RG. Serve certidão de casamento? Ilustração de um homem com o balão de diálogo: Sempre levo meu título de eleitor. Ilustração de outro homem com o balão de diálogo: A carteira do meu time é oficial. Quadro 3: Ilustração de uma pessoa. Texto: Que tal dizer: Tenha em mãos um documento de identificação pessoal com foto (exemplos: carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho). Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT +simples em Intranet > Institucional > Comunica. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

28/04/2022 - Trânsito em julgado

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma folha de papel com o seguinte texto: Intime João de que houve o trânsito em julgado da sentença que indeferiu a petição inicial. Quadro 2: ilustração de uma pessoa se questionando: Eu vou ser preso? Estão me processando? Preciso de advogado? Estou devendo alguma coisa pra justiça? Quadro 3: Ilustração de uma pessoa. Texto: Que tal dizer: Fulano iniciou um processo contra você, mas o pedido não foi acolhido pelo(a) juiz(a). O processo foi encerrado e será arquivado. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber simplificar mais, acesse: Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT + simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

20/04/2022 - Sílvio

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo,formam uma história em quadrinhos ilustrada. Quadro1: Duas pessoas ao telefone. texto de fala pessoa 1: 31ª Vara Cível, boa tarde. Fala pessoa 2: Boa tarde, Sílvio. Quadro2: As duas pessoas continuam o diálogo. Pessoa 1: Não, senhora. É 31ª Vara Cível. Meu nome é Rodrigo.Pessoa 2: Ah, desculpe! Oi, Rodrigo. Eu queria saber do meu processo. Quadro 3: Rosto piscando um olhoTexto: Essa é só uma brincadeira (inspirada em fatos reais). Mas pense bem: uma palavra comum pra você já foi problema para outra pessoa? A comunicação só é efetiva quando todas as pessoas envolvidas entendem o que está sendo dito. Repetir e explicar é sempre uma solução. Mas quanto tempo e trabalho é desperdiçado nisso? Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

24/02/2022 - Vários nomes

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma pessoa. Texto: Eles me chamam de: réu, exequente, autor, litigante, executado. Quadro 2: Texto: Pessoa que faz parte do processo judicial. Infográfico com as seguintes informações: Quem processa alguém é: autor, exequente. Quem responde a um processo é: réu, executado. Setas ligam as palavras autor, exequente, réu, executado à palavra litigante. Texto: Chame também de: você, senhor ou senhora, nome próprio. Os nomes variam de acordo com o tipo de processo. Quadro 3: Ilustração de uma pessoa. Texto: Prefira dirigir-se às partes por: você, senhor ou senhora, nome próprio.Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

18/02/2022 - Direito de Comunicar

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um juiz e um advogado. Balão de diálogo 1 : Boa tarde, Doutor Luís! Balão de diálogo 2: Boa tarde, Excelência! Texto: Somos pessoas diferentes... Quadro 2: Ilustração de uma desembargadora e um desembargador. Balão de diálogo: Boa tarde, Excelência! Balão de diálogo 2: Boa tarde, Excelência! Texto: ...às vezes com papéis semelhantes. Quadro 3: Ilustração de um desembargador e uma mulher. Balão de diálogo 1: Boa tarde, Dona Lúcia. Balão de diálogo 2: Boa tarde, Doutor Clóvis. Texto: Mas com o mesmo direito de se comunicar. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT + simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

10/02/2022 - Pedido Deferido

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um juiz com um malhete na mão. Balão de diálogo: Pedido deferido. Quadro 2: Ilustração de uma mulher com dois passarinhos ao seu redor sugestionando suas conclusões. Balão de diálogo passarinho 1: Isso é bom? Balão de diálogo passarinho 2: Isso é ruim? Quadro 3: Texto: Ilustração de um mulher no canto direito inferior. Texto: Que tal dizer? Balão de diálogo: pedido concedido. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Para saber mais, acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

03/02/2022 - Patrono

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: Ilustração de uma mão segurando um celular. Na tela tem uma conversa. Texto: Vai ter nova audiência, é isso? No prazo de 10 dias. Foi o que entendi. Novo patrono quer dizer uma nova audiência? Quadro 2: Ilustração de uma mão segurando um documento. Texto no topo do quadro: A mensagem dizia. Texto no documento: Intime a parte para que, no prazo de 10 dias, constitua novo patrono. Quadro 3: Ilustração de um rosto piscando m olho. Texto: Que tal dizer: Informe o nome do(a) seu(sua) advogado(a) no prazo de 5 (cinco) dias úteis. Quadro 4: Texto: Seja mais simples! Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em Intranet, Institucional, Comunica. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

28/01/2022 - Economia processual

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo,formam uma história em quadrinhos ilustrada. Quadro 1: folha de papel e caneta marca texto amarela. Texto: Considerando que o exequente não localizou bens passíveis de penhora e que esta Corte dispõe de ferramentas eletrônicas que podem auxiliar no cumprimento desta demanda, determino a pesquisa de bens nos demais sistemas informatizados disponíveis neste Juízo (RENAJUD, INFOJUD).Destaque em “pesquisa de bens”.Quadro 2:Rosto piscando um olho Texto:Quando usamos Linguagem Simples, também contribuímos para a economia processual.Nossos textos ficam mais objetivos e nossos processos ficam menos volumosos.Isso vale para todos os tipos de processos, inclusive administrativos.Quadro3: papel com o símbolo da Justiça no canto superior esquerdo.Texto:Determino a pesquisa nos sistemas Renajud e Infojud.Quadro4:Texto:seja mais simples!Para simplificar mais, acesse a comunidade no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan:falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

20/01/2022 - Foco no usuário

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma moça sendo iluminada por um refletor. Ela sorri. Balão de conversa com o texto: A orientação mais importante da Linguagem Simples é: Foco no usuário. Quadro 2: Texto: Então, quando você tiver algo para comunicar.... Ilustração de um papel com o texto: O serviço está disponível, inclusive de forma on-line, bastando proceder ao recolhimento dos emolumentos pertinentes. Quadro 3: Texto: Escolha palavras que possam ser mais conhecidas pelo seu público. Balões de conversa com as palavras: troco, taxa, importância, tarifa, ônus, pagamento, custo, quantia, montante, preço, grana, valor. Quadro 4: Seja mais simples! Para simplificar mais, acesse a página do TJDFT+simples em https://intranet2.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/tjdft-.... Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

12/01/2022 - Dificuldade de compreensão

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes laranja. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma mão segurando um celular. Na tela do aparelho há uma conversa. Texto: A senhora compreendeu? Não. Qual parte a senhora não compreendeu? Desculpa. Tudo. Quadro 2: Texto: Esse é um trecho de uma conversa que aconteceu entre um oficial de justiça e uma parte em novembro de 2021. A parte recebeu uma intimação e não entendeu o que estava escrito. Esse é mais um motivo para investir e se dedicar à linguagem simples. Pelo direito de todos de entender, acessar seus direitos e cumprir suas obrigações. Quadro 3: Conheça nossos materiais e Seja mais simples! Acesso em Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT+simples. Imagem da capa de três manuais. Quadro 4: Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua 2022.
Licença Creative Commons

16/12/2021 - Assistido

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de um notebook com as seguintes opções na tela: 1) Solicitante não assistido, 2) Solicitante assistido pela Defensoria Pública, 3) Solicitante assistido por advogado particular. Quadro 2: Ilustração de uma mulher, em frente ao notebook. Balão de pensamento: Assistido? Assistir onde? Balão de diálogo 1: Será que preciso de um advogado para preencher isso? Balão de diálogo 2: E se eu clicar errado? Quadro 3: Texto: Que tal dizer. Ilustração de um notebook com as seguintes opções na tela:1) Não tenho advogado, 2) Serei acompanhado pela Defensoria Pública, 2) Tenho advogado. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite termos específicos de uma profissão. Para saber simplificar mais, acesse: Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT +simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

9/12/2021 - Vossa Senhoria

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma mão segurando uma folha onde está escrito: O juízo determina a Vossa Senhoria que compareça à audiência de conciliação. Quadro 2: Ilustração de um homem com expressão de reflexão. Balão de pensamento com o texto: Será que Vossa Senhoria sou eu? Quadro 3: Ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Que tal dizer: Balão de diálogo 1: O juízo determina que você ​compareça à audiência de conciliação. Expressão OU entre os balões de diálogo. Balão de diálogo 2: Compareça à audiência de conciliação. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite termos específicos de uma profissão. Para saber simplificar mais, acesse: Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT +simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
Assistido

2/12/2021 - Concluso

Concluso
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de duas pessoas conversando ao telefone. Uma é servidora do TJDFT e outra é uma cidadã. Balão de diálogo 1: Seu processo está concluso, senhora. Balão de diálogo 2: Ah, tá bom. Obrigada! Quadro 2: Da cidadã chegando ao balcão de atendimento da Vara. Uma servidora está no local. Balão de diálogo 3: Olá! Em que posso ajudá-la? Balão de diálogo 4: Eu vim falar com o Cluso. Meu processo está com ele. Quadro 3: Ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Que tal dizer: O processo aguarda a decisão do juiz ou da juíza. Quadro 4: Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite termos específicos de uma profissão. Para saber mais, acesse: Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT +simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

24/11/2021 - Verbos de ação

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo, formam uma história em quadrinhos ilustrada. Quadro 1: Notebook e uma mão em cima do teclado. Na tela o texto: Como solicitar um serviço? Embaixo da frase há um botão com o texto: Pesquisar. O cursor do mouse está em cima do botão. Quadro 2: ilustração do notebook. Na tela do computador está escrito: A abertura de solicitação de serviço depende do preenchimento do formulário e do encaminhamento dos documentos via sistema. Quadro 3: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Que tal dizer. Balão de fala: Como solicitar um serviço: 1 – preencha o formulário; 2 – encaminhe os documentos pelo sistema. As pessoas idosas e as gestantes terão prioridade no atendimento. Quadro 4: Texto: Use verbo para expressar ação. Isso ajuda a deixar claro o que as pessoas devem fazer depois de lerem o texto. Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

17/11/2021 - Palavras neutras

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes laranja. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma senhora assistindo ao noticiário na TV. Uma jornalista está falando. Balão de fala: Se o senhor é idoso ou a senhora está gestante, terá prioridade no atendimento. Quadro 2: Close do rosto da senhora que assiste ao noticiário. Ela está com cara de preocupada. Ao fundo há quadros com flores e um vaso com flor. Alguém conversa com a senhora. Balão de fala 1: Vai ser atendida dessa vez, vó? Balão de fala 2: Ainda não. Primeiro vão atender grávidas e depois seu avô. Quadro 3: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Que tal dizer. Balão de fala: As pessoas idosas e as gestantes terão prioridade no atendimento. Quadro 5: Texto: Seja mais simples! 5 - Não use termos discriminatórios ou pejorativos. O ideal é usar os dois gêneros, plural indefinido ou termos neutros. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

10/11/2021 - Reuniões

Descrição: 4 quadros de fundo amarelo. Juntos formam uma história ilustrada em quadrinhos. Quadro 1: Homem de terno apresentando em um quadro com gráficos. Texto: As atividades de hoje são revisar o briefing e finalizar o case do projeto de acesso à justiça. O deadline está terminando e precisamos enviar o template para os gestores. Quadro 2: Pessoas sentadas a mesa acompanhando a apresentação com expressões de confusão e surpresa, falando: 1- Acho que já ouvi algumas dessas palavras antes. 2- Não entendo. 3 - Brífim? 4- O que será que eu preciso fazer? Quadro 3: Rosto piscando um olho. Texto: Que tal dizer: As atividades de hoje são revisar o roteiro e finalizar a apresentação dos resultados do projeto de acesso à justiça. O prazo de entrega está terminando e precisamos enviar o modelo aos gestores. Quadro 4: Texto: Seja mais simples!  Use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros ou específicos de uma profissão. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

4/11/2021 - Frases curtas

Audiodescrição História em quadrinhos com quatro quadros com fundo amarelo.Quadro1:Mão segurando vários papeis,no topo,o símbolo da justiça.texto:DETERMINA ao Sr.Oficial de Justiça a quem for este distribuído,indo assinado eletronicamente,nos termos do artigo 385,§1º,do CPC/2015,que,em seu cumprimento,proceda a INTIMAÇÃO de Nome,CPF,para prestar depoimento pessoal na Audiência de Instrução e Julgamento,designada para o seguinte dia e horário:10/03/2021 às 14h.Quadro2:dividido em 3partes,a jornada de uma pessoa lendo os documentos emvários momentos do dia,indicados por um relógio e posição do sol e lua no céu.Texto "Lendo. Ainda lendo.Continua lendo eainda não sabe o que fazer.Quadro3.Texto:Seja mais simples.Prefira frases curtas e diretas, com cerca de20palavras.Que tal dizer:Intime Nome, CPF, para prestar Depoimento pessoal na Audiência de Instrução e Julgamento designada para dia 10/3/2021 às 14h.Quadro4:Rosto piscando um olho.Texto:Logo doTJDFT +simples e slogan:falamos a sua língua
Licença Creative Commons

27/10/2021 - Siglas

Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes laranja. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração simula um atendimento por meio do Balcão Virtual do TJDFT. Uma servidora do tribunal e um cidadão conversam. Texto: Só o NPJ pode fazer esse pedido no PJe para o senhor. Quadro 2: ilustração mostra detalhes do rosto do cidadão. Ele parece confuso. Texto: NPJ? PJe? Quanta sigla! Não sei o que fazer. Quadro 3. Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros ou específicos de uma profissão. Que tal dizer: Só o Núcleo de Prática Jurídica pode acessar o sistema do processo eletrônico e fazer esse pedido para o senhor. Quadro 4: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Para simplificar mais acesse a comunidade do TJDFT +simples no Yammer. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons

20/10/2021 - Contestação

Contestação
Contestação
Audiodescrição: Quatro quadros de fundo amarelo e detalhes vermelho. Juntos formam uma história em quadrinhos. Quadro 1: ilustração de uma pessoa falando ao telefone e ao fundo a logomarca do TJDFT. Texto: O que disseram. O juiz abriu prazo para contestação. Quadro 2: ilustração de uma pessoa. Ela está confusa e segura um telefone na mão. Texto: O que entenderam. Com... o quê? Com... tex... Quadro 3. Texto: Seja mais simples. Use palavras simples. Evite siglas, termos estrangeiros ou específicos de uma profissão. Que tal dizer: O juiz abriu prazo para você apresentar a sua defesa. Quadro 4: ilustração de uma pessoa piscando um olho. Texto: Para saber mais, acesse Intranet, Institucional, Comunica, TJDFT +simples. Logomarca do TJDFT +simples e slogan: falamos a sua língua.
Licença Creative Commons
bottom of page