top of page

Aurora na mídia

Página 4 de 4

Oficina PopRuaJud

Laboratório Aurora facilita oficina de planejamento do Comitê Nacional PopRuaJud para 2024

 

Na última quinta-feira, 1º/2/2024, o Laboratório de Inovação Aurora, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), realizou uma oficina híbrida para integrantes do Comitê Nacional PopRuaJud - representantes de diversas instâncias judiciais, organizações sociais e especialistas na temática de população em situação de rua. O objetivo do evento era definir macrodesafios e planos de ação para o exercício de 2024. O Comitê foi criado por determinação contida na Resolução CNJ 425/2021, que instituiu a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades (PopRuaJud) como forma de abrir as portas da Justiça aos mais vulneráveis. 

 

O evento, promovido pelo CNJ e sediado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), contou com o apoio do Aurora para planejar, desenvolver e aplicar as atividades da oficina no formato World Café, método de diálogo colaborativo concebido por Juanita Brown e David Isaacs, em 1995. Essa metodologia visa envolver as pessoas em conversas importantes, proporcionando um ambiente colaborativo e participativo. A ideia é que todos sejam protagonistas na comunicação, na idealização e na geração de soluções para um problema. 

 

Durante a oficina, os participantes foram orientados a aprimorar a missão do PopRuaJud e os macrodesafios propostos para oito diferentes temas – fluxos permanentes; capacitação, eventos e rede institucional e interinstitucional permanentes; cidadania; novos protocolos; gestão de dados e material de apoio; gestão institucional; mutirões; e moradia adequada. Também foram definidos os planos de ação para cada um dos macrodesafios revistos. Todo o conteúdo abordado foi debatido em rodadas com tempo determinado para promover a máxima variação na combinação de ideias. 

Participantes realizam atividades na Oficina PopRuaJud

O Laboratório de Inovação Aurora desempenhou um papel fundamental na organização da oficina, ao aplicar metodologias inovadoras para estimular o diálogo e a troca de ideias. O World Café permitiu que os participantes compartilhassem experiências e propusessem soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo Comitê. Com enfoque na humanização do Judiciário, o PopRuaJud busca sensibilizar magistrados, servidores e a sociedade em geral para a importância de abordagens mais inclusivas e conscientes de forma a garantir o pleno acesso à Justiça  e o respeito aos direitos fundamentais da população em situação de rua. 

 

Na oficina realizada pelo Aurora, os participantes reafirmaram seu compromisso com a consolidação de um atendimento prioritário e sem burocracia à população em situação de rua nos Tribunais brasileiros, a fim de possibilitar o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.

Material produzido na Oficina PopRuaJud

Abertura dos trabalhos do Comitê do Ano de 2024  

 

Os resultados da oficina foram apresentados ao final do dia para o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reinaldo Soares da Fonseca e para o Procurador Regional da República e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Pablo Coutinho Barreto.

 

Na manhã do dia seguinte (2/2), sexta-feira, a apresentação foi feita em evento híbrido realizado no STJ com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube. No encontro, destinado à Rede Nacional PopRuaJud (comitês dos Tribunais), magistrados e servidores do Poder Judiciário, foi feita uma apresentação geral do plano de ação e perspectiva de futuro da política de atenção a pessoas em situação de rua e das expectativas de avanços nos eixos de atuação da Política PopRuaJud. 

 

Confira a programação completa do evento na página do CNJ

Por ACS - publicado em 6/2/2024

bottom of page